Moscovo acusa Kiev de "destruir" acordos de Minsk

Moscovo acusa Kiev de "destruir" acordos de Minsk
| Mundo
Porto Canal

O embaixador russo na ONU, Vitali Tchourkine, afirmou hoje que, ao solicitar o envio de um contingente de manutenção da paz, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, parece estar a "destruir os acordos de Minsk".

"Quando alguém, em vez de fazer aquilo que acordou fazer, promove um novo esquema, de seguida, levanta a suspeita de que defende a destruição dos acordos de Minsk", disse o diplomata, citado pela agência noticiosa russa RIA Novosti.

Na quarta-feira, o Presidente ucraniano anunciou que Kiev vai pedir o envio de um contingente de manutenção da paz mandatado pelas Nações Unidas na zona de guerra do leste rebelde pró-russo.

"Estes acordos acabaram de ser concluídos (...). Se propuseram, de seguida, outros esquemas, a questão que se coloca é a de saber se vão ou não ser respeitados", frisou.

O Conselho de Defesa e Segurança da Ucrânia aprovou na noite de quarta-feira a proposta do Presidente para a entrada no país de uma missão de manutenção de paz da ONU, para impor o acordo de cessar-fogo, o qual foi quebrado no leste da Ucrânia, após Debaltseve, cidade ferroviária estratégica ter caído nas mãos dos rebeldes pró-russos.

O chefe de Estado da Ucrânia disse esperar que as consultas para a constituição da força comecem rapidamente.

O conflito na Ucrânia teve início em abril de 2014 e já provocou quase 6.000 mortes.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.