Alemanha deve recalibrar política se as perspetivas económicas se degradarem - FMI

| Política
Porto Canal / Agências

Washington, 06 ago (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) sugeriu que a Alemanha "recalibre" a sua política se as perspetivas económicas se degradarem, uma possibilidade que a instituição equaciona seriamente, insistindo nos riscos que pesam sobre a maior economia europeia.

No relatório anual hoje divulgado sobre a economia alemã, os responsáveis do Fundo "incentivam uma recalibragem da política se o crescimento ficar abaixo das expectativas".

Esta afirmação refere-se sobretudo ao próximo ano, esclareceu Subir Lall, um dos autores do relatório, em conferência de imprensa telefónica convocada hoje a propósito deste documento.

O FMI estima que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha seja de 0,3% este ano e de 1,3% em 2014, mas o relatório enumera uma série de riscos que pesam sobre estas previsões: "A Alemanha está particularmente exposta a um abrandamento da procura e/ou a uma pressão financeira", alerta a instituição, reconhecendo, no entanto, os "fundamentos sólidos" da economia germânica.

Ao passo que, no ano passado, a economia alemã parecia ainda relativamente imune à crise que enfrentavam os seus parceiros europeus, hoje "a situação mudou", refere o documento, e a incerteza em torno da recuperação na zona euro pesa muito e reflete-se na hesitação das empresas em investir no país.

Assim, "as perspetivas piores para a Alemanha vão, por seu turno, pesar nas perspetivas de crescimento da região e do mundo", acrescentam os técnicos, descrevendo um mecanismo de "riscos estreitamente ligados e que se reforçam mutuamente".

A política económica de Berlim, muito baseada na consolidação orçamental, não reúne consenso entre os técnicos da instituição liderada por Christine Lagarde.

De acordo com o comunicado distribuído a propósito da divulgação do relatório, "alguns [responsáveis] veem margem de manobra para uma política de estímulo [da economia] mais pró-ativa".

O FMI insiste na responsabilidade da Alemanha na zona euro e em toda a Europa, sugerindo que Berlim comunique claramente "uma visão de longo prazo" para a integração europeia, que será "crucial para as famílias, para as empresas e para o sistema financeiro"

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.