Levantadas medidas de coação a arguidos do assalto ao Museu do Ouro de Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 06 ago (Lusa) - O Tribunal de Viana do Castelo levantou as medidas de coação aplicadas a três dos arguidos do assalto ao Museu do Ouro por terem atingido o prazo máximo, confirmou hoje à Lusa fonte judicial.

O despacho de cessação das medidas de coação destes arguidos, de apresentações bissemanais, em dias de alternados, às autoridades, foi assinado pela juíza titular do processo naquele tribunal, a 04 de julho, precisou a fonte.

Os três arguidos ainda em liberdade - outros dois estão detidos -, com decisões de condenação a 14 anos e seis meses de prisão, estão agora apenas com Termo de Identidade e Residência, por terem atingido o limite de três anos para aplicação daquelas medidas de coação, entretanto atingido.

A cessão da obrigatoriedade de apresentações surge numa altura em que o Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso dos arguidos, pedindo a fiscalização da última decisão judicial.

Esta decisão, rejeitando aquele último recurso, após outras três decisões idênticas pelo mesmo tribunal, foi comunicada a 18 de julho, pelo TC, ao advogado Horácio Lages, representante do proprietário do museu e da ourivesaria, assaltados em setembro de 2007.

Contudo, segundo apurou hoje a agência Lusa no tribunal de Viana do Castelo, a decisão ainda não transitou em julgado.

Em causa estava uma decisão anterior, de 19 de setembro de 2012, na qual o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) recusou igualmente os recursos da defesa dos cinco arguidos, pedindo a nulidade da "valoração" atribuída a escutas telefónicas e a "testemunhos por 'ouvir dizer'", ainda no julgamento na primeira instância.

O STJ indeferiu essa pretensão e aceitou "parcialmente" o recurso do Ministério Público, que discordou da decisão da segunda instância - Tribunal da Relação de Guimarães -, de considerar o assalto ao Museu do Ouro e à contígua ourivesaria Freitas, do mesmo proprietário, como um único crime de furto, estipulando-os antes como distintos.

Por esse motivo, a pena aplicada aos quatro arguidos que permaneciam à data em liberdade foi agravada em um ano, para 14 anos e seis meses de prisão, enquanto o único elemento em prisão preventiva viu o Supremo manter-lhe a pena anterior, fixada em 15 anos.

Entretanto, em abril deste ano, um dos quatro que estavam em liberdade acabou por ser detido e ficou em prisão preventiva, por ordem do Tribunal de Famalicão, à conta de um processo de rapto e extorsão de um empresário.

Em cúmulo jurídico, os cinco arguidos foram condenados em 2010 a 18 anos de prisão efetiva, com o Tribunal Judicial de Viana do Castelo a dar como provado que tentaram "matar dois polícias", num assalto de "extrema agressividade" e "elevada preparação".

Tudo aconteceu a 07 de setembro de 2007, em pleno centro histórico da cidade, e provocou, segundo o Tribunal, "pânico nas dezenas de transeuntes", terminando com uma troca de tiros entre agentes da PSP e os seis assaltantes, além de um prejuízo de 780 mil euros.

Um sexto assaltante foi atingido com um tiro na cabeça por agentes da PSP e acabou por morrer, enquanto um transeunte, atingido também por um disparo, ficou tetraplégico.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.