Instituto Politécnico do Porto subiu indicadores em ranking de publicações

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 06 ago (Lusa) -- O Instituto Politécnico do Porto (IPP) foi a única das 23 instituições de ensino superior portuguesas presentes num ranking mundial de publicações científicas que em 2013 melhorou de posição em todos os indicadores, foi hoje divulgado.

"O IPP ocupa o 1895º lugar do ranking, mas é a instituição portuguesa que regista melhorias nos indicadores qualitativos, para além de subir também no número de artigos publicados", explicou à Lusa Carlos Ramos, vice-presidente para a inovação e empreendedorismo do IPP.

A Universidade do Porto continua a ser a instituição nacional mais bem colocada no Ranking Mundial da SCIMAGO de 2013, ocupando o 242 lugar do mesmo, seguida da Universidade Técnica de Lisboa. Olhando apenas para as instituições de ensino superior portuguesas avaliadas no ranking, o IPP fica colocado no 12º lugar da lista.

Carlos Ramos destaca que "todas as instituições portuguesas estão a melhorar no número de artigos publicados" mas que, "olhando para os indicadores qualitativos", as instituições nacionais "estão a piorar", com exceção do IPP.

"Entre 2010 e 2013 o IPP subiu 159 posições no ranking, mas sobretudo reforçou continuamente os seus indicadores qualitativos", nota a instituição num comunicado enviado à Lusa.

"O IPP é hoje a segunda instituição de ensino superior portuguesa com valores mais elevados nos itens 'impacto normalizado de citações' e 'taxa de excelência'. Os nossos artigos são citados mais 34% do que a média e 15% dos mesmos estão no top 10 dos artigos mais citados nas suas áreas", acrescenta a nota de imprensa.

Considerando que este é "o mais credível e completo ranking mundial de instituições com base em publicações científicas" o IPP refere no comunicado que, "para além de subir 65 posições" na classificação, "melhora a posição nos sete indicadores quantitativos e qualitativos".

Assim, o IPP aumentou "o número de artigos publicados, a percentagem de artigos com colaboração internacional, o impacto normalizado de citações, a percentagem de publicações em revistas científicas e a taxa de excelência".

Este fator significa que as publicações do IPP "estão entre os 10% das mais citadas na sua área", refere a instituição.

Para além disso, o IPP melhorou ao nível da "liderança científica nos artigos" e da "excelência com liderança nos artigos", acrescenta.

"As restantes instituições de ensino superior portuguesas caem em pelo menos dois indicadores, havendo mesmo instituições que caem em cinco ou seis indicadores, apesar de todas terem subido no número de artigos publicados, o indicador que determina o posicionamento no ranking", explica o comunicado do IPP.

O Politécnico do Porto justifica a melhoria nos resultados com "três edições do PAPRE, um programa de apoio à publicação científica de elevada qualidade" promovido pela instituição e "desenhado para combinar a melhoria quantitativa com a qualitativa".

Entre 2010 e 2013 o IPP subiu 159 posições no ranking, mas sobretudo reforçou continuamente os seus indicadores qualitativos.

Por isso, o IPP é hoje a segunda instituição de ensino superior portuguesa com valores mais elevados nos itens impacto normalizado de citações e taxa de excelência. Os nossos artigos são citados mais 34% do que a média e 15% dos nossos artigos estão no top 10% dos artigos mais citados nas suas áreas.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).