Produção da EDP aumentou 3% em 2014

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jan (Lusa) -- A produção total da EDP aumentou em 3% no ano passado, mas a eletricidade distribuída em Portugal caiu 0,9%, de acordo com os dados operacionais previsionais divulgados hoje pela empresa.

Segundo o documento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o crescimento da produção foi suportado "pela nova capacidade instalada e por fortes recursos eólicos e hídricos na Península Ibérica", tendo a produção hídrica e eólica representado 70% da produção da EDP no ano passado.

Já em relação à eletricidade vendida a clientes no mercado livre, esta subiu 9% no ano passado face a 2013, "impulsionada pelas operações em Portugal (+19% face a 2013)", com a carteira de clientes em Portugal a ultrapassar os três milhões em dezembro na sequência da "transferência de consumidores residenciais do mercado regulado em antecipação do fim das tarifas reguladas".

"Em Espanha, o volume comercializado subiu 2% em 2014, impulsionado pela contratação de novos clientes. No negócio do gás, o volume comercializado cresceu 2%, impulsionado por um aumento de 8% em Espanha (...). Em Portugal, o gás comercializado caiu 30% na medida em que o impacto do encerramento de algumas centrais de cogeração mais que compensou a expansão da carteira de clientes baseada na oferta dual (gás + electricidade)", pode ler-se no mesmo documento.

A apresentação de resultados de 2014 da EDP está marcada para o dia 03 de março.

TDI// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.