Crianças em risco diminuem em Ílhavo

Crianças em risco diminuem em Ílhavo
| Norte
Porto Canal

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ílhavo (CPCJ) detectou menos casos de crianças em situação de risco na região.

A Comissão tenta no relatório anual justificar o facto com uma possível maior prevenção primária e intervenção de primeira linha na protecção de crianças e jovens, mas também corresponder a uma mera diminuição da detecção de situações de perigo.

Em 2014 a CPCJ de Ílhavo intercedeu em 257 crianças e jovens em risco, sendo 98 ainda de 2013 e tendo arquivado 1698 processos.

O relatório mostra que foram abertos 130 processos e reabertos 29, o que mostra que a descida, desde 2012, é de 22%.

“Poderá indicar a existência de um maior investimento das entidades com competência em matéria de infância e juventude na prevenção primária e ao nível da intervenção de primeira linha para a promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens em perigo mas, também uma diminuição da deteção e sinalização das situações de perigo”, explica a CPCJ.

Os casos mais participados são: “exposição a comportamentos que afectam o bem-estar e o desenvolvimento” (23,8%), a “negligência” (21,8%), situações em que as próprias crianças ou jovens “assumem comportamentos que afectam o bem-estar e desenvolvimento” sem que os pais se oponham de forma adequada (15%), “absentismo escolar” (10,9%), “mau trato físico” (8,8%), “abandono escolar” (6,8%) e “exposição a violência doméstica” (6,1%).

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.