UTAD recebe Centro de Estudos Olímpicos

UTAD recebe Centro de Estudos Olímpicos
| Norte
Porto Canal (JYO)

A universidade de Vila Real anunciou esta quinta-feira a criação de um Centro de Estudos Olímpicos com vista a desenvolver a investigação científica que eleve a preparação desportiva, avaliação do rendimento de jovens e formação de treinadores.

O Centro de Estudos está a ser desenvolvido pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), com sede na universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

António Silva, vice-reitor para a Ciência Tecnologia e Inovação da UTAD, disse esta quinta-feira, em comunicado, que “esta iniciativa trará benefícios directos para o desporto nacional”.

O CIDESD-OLYMPICS servirá também de apoio às actividades do programa nacional do Talentódromo Desportivo, criado no ano passado, resultado de uma parceria entre a academia transmontana, o CIDESD, a câmara de Vila Real e o Instituto Português Desporto e Juventude.

Segundo a academia transmontana, Comité Olímpico de Portugal (COP) vai ser "um dos parceiros na criação do projecto".

De acordo com a UTAD, o objectivo desta parceria é desenvolver investigação científica com vista a "potenciar o processo de preparação desportiva, com utilização de recursos humanos e tecnológicos de qualidade, criar e manter actualizada uma base de dados com registos da evolução dos desportistas portugueses, que vai permitir tomar decisões mais fundamentadas no processo de formação desportiva".

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).