Info

UTAD recebe Centro de Estudos Olímpicos

UTAD recebe Centro de Estudos Olímpicos
| Norte
Porto Canal (JYO)

A universidade de Vila Real anunciou esta quinta-feira a criação de um Centro de Estudos Olímpicos com vista a desenvolver a investigação científica que eleve a preparação desportiva, avaliação do rendimento de jovens e formação de treinadores.

O Centro de Estudos está a ser desenvolvido pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), com sede na universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

António Silva, vice-reitor para a Ciência Tecnologia e Inovação da UTAD, disse esta quinta-feira, em comunicado, que “esta iniciativa trará benefícios directos para o desporto nacional”.

O CIDESD-OLYMPICS servirá também de apoio às actividades do programa nacional do Talentódromo Desportivo, criado no ano passado, resultado de uma parceria entre a academia transmontana, o CIDESD, a câmara de Vila Real e o Instituto Português Desporto e Juventude.

Segundo a academia transmontana, Comité Olímpico de Portugal (COP) vai ser "um dos parceiros na criação do projecto".

De acordo com a UTAD, o objectivo desta parceria é desenvolver investigação científica com vista a "potenciar o processo de preparação desportiva, com utilização de recursos humanos e tecnológicos de qualidade, criar e manter actualizada uma base de dados com registos da evolução dos desportistas portugueses, que vai permitir tomar decisões mais fundamentadas no processo de formação desportiva".

+ notícias: Norte

Bragança e Vila Real entre nove distritos em alerta especial laranja nas próximas 72 horas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decretou esta segunda-feira a passagem de nove distritos, maioritariamente no interior, entre eles o de Bragança e Vila Real, ao estado de alerta especial laranja nas próximas 72 horas devido a risco de incêndio rural muito elevado ou máximo.

Aprovado programa de consumo vigiado de droga no Porto

A Câmara do Porto aprovou esta segunda-feira o Programa para Consumo Vigiado que pressupõe, numa primeira fase, como projeto-piloto, a disponibilização de uma unidade amovível, a ser complementado, numa segunda fase, por um espaço móvel com um veículo adaptado.

Valongo pede ao Governo "imediata proibição" de amianto no aterro em Sobrado

A Câmara de Valongo solicitou hoje ao ministro do Ambiente a "imediata proibição de receção de amianto no aterro da Recivalongo", sob pena de "legitimar a deposição" daquele resíduo num local "na iminência de ser encerrado" pelo tribunal.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.