Autarca de Moimenta da Beira defende reposição de potencial produtivo

| Norte
Porto Canal / Agências

Moimenta da Beira, 02 ago (Lusa) -- O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, considerou essencial que seja reposto o potencial produtivo das áreas agrícolas consumidas pelo incêndio que deflagrou na quinta-feira no concelho e foi dominado hoje de manhã.

"É muito importante que seja dada alguma compensação pelos prejuízos, mas sobretudo que se consiga repor o potencial produtivo, porque há um conjunto de famílias que perderam todas as hipóteses de rendimento que tinham", disse o autarca, à agência Lusa.

As chamas consumiram uma grande área de floresta, sobreiros, olivais, vinhas e pomares nas povoações de Castelo, Paradinha, Nagosa e Cabaços.

"Ao longo dos anos as pessoas foram plantando e criando e agora perderam tudo", lamentou.

José Eduardo Ferreira acompanhou o trabalho dos bombeiros durante a noite e, com o clarear do dia, confirmou que "os prejuízos são muito graves".

Em conjunto com técnicos da Direção Regional de Agricultura, a autarquia fez uma primeira avaliação, um trabalho que terá seguimento nos próximos dias.

"Eles vão começar imediatamente, povoação por povoação, proprietário por proprietário, a fazer uma avaliação rigorosa. Porque a fase seguinte é criar respostas concretas para estas dificuldades das pessoas", contou.

O autarca frisou que em causa estão "questões humanas, sociais, económicas e ambientais".

"É muito importante que nestas áreas agrícolas continuem a existir estas produções, porque não há outra maneira de aqui manter a população. E se ela cá não se mantiver, ocorrências como a que tivemos vão repetir-se com mais facilidade", alertou.

O fogo teve início às 13:35 de quinta-feira em Castelo e chegou a ter quatro frentes ativas, ameaçando algumas povoações.

As chamas da última frente ativa acabaram por ser dominadas às 10:23 de hoje, numa altura em que estavam no terreno 397 operacionais, 302 dos quais bombeiros, apoiados por 81 veículos, dois helicópteros bombardeiros e dois aviões bombardeiros.

AMF // SB

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.