Município de Paços de Ferreira já recebeu primeira tranche do PAEL

| Política
Porto Canal / Agências

Paços de Ferreira, 23 mai (Lusa) - A Câmara de Paços de Ferreira já recebeu a primeira tranche do valor de 7,18 milhões de euros acordado com o Estado, no âmbito do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), disse hoje à Lusa o presidente Pedro Pinto.

Segundo o autarca, a Direção-Geral das Autarquias Locais transferiu recentemente para o município 70% da verba, o que se tornou possível depois de o tribunal, em abril, ter emitido um visto favorável.

Pedro Pinto explicou que, após a assinatura do contrato de empréstimo com a administração central, no final do 2012, o Tribunal de Contas (TC) pediu vários esclarecimentos ao município.

Em causa estava, segundo o autarca, o facto de, na lista de faturas a liquidar, constarem algumas que, entretanto, já tinham sido pagas pela autarquia de Paços de Ferreira.

O edil acrescentou que tudo foi esclarecido junto do TC, permitindo o desbloqueamento do processo, com a consequente libertação da primeira tranche.

A segunda, de 30 % do total, será desbloqueada quando forem apresentados os comprovativos dos pagamentos efetuados, procedimento que já está a ser realizado.

"Os pagamentos a fornecedores decorrem com toda a normalidade", assinalou o presidente da câmara.

Além de Paços de Ferreira, no Vale do Sousa, também os municípios de Paredes e Penafiel aderiram ao PAEL.

O contrato de empréstimo de Paredes, no valor de 19,75 milhões de euros, foi visado pelo TC em janeiro, e o de Penafiel, de 1,73 milhões de euros, foi visado um mês depois.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.