Autoestrada Transmontana abre hoje 18 quilómetros no distrito de Bragança

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 01 ago (Lusa) -- A Autoestrada Transmontana abre hoje mais 18 quilómetros ao tráfego, no distrito de Bragança, prevendo-se que a via esteja concluída em toda a extensão até final de agosto, anunciou a concessionária.

O diretor geral da Autoestradas XXI, Rodrigues de Castro, disse aos jornalistas que hoje entra em serviço o sublanço entre os nós da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, e Santa Comba de Rossas.

Com esta abertura fica totalmente concluída a via no território correspondente ao distrito de Bragança.

Depois, na sexta-feira, deverá abrir o troço correspondente a Vila Real Sul.

Segundo Rodrigues de Castro, fica apenas por ligar o sublanço, onde se insere o viaduto do Corgo, que está dependente da conclusão da construção do nó de Parada de Cunhos.

Este nó estava inicialmente incluído na concessão da Autoestrada do Marão mas que, devido à paragem da obra há dois anos, passou para a Autoestrada Transmontana.

De acordo com o responsável, esta autoestrada deverá abrir em toda a extensão até ao final de agosto.

A 'Transmontana' ficará concluída com um ano de atraso relativamente ao prazo inicialmente estipulado, que era setembro de 2012.

Entretanto, têm surgido algumas queixas por parte de automobilistas relativamente a abatimentos na estrada, em troços já abertos ao tráfego, nomeadamente entre Murça e Mirandela.

Rodrigues de Castro reconheceu estes "percalços" na nova autoestrada e justificou-os com as condições atmosféricas que se faziam sentir quando a obra foi feita. "Estamos a falar do inverno, altura do ano pouco propícia para esse tipo de obra", referiu.

O responsável salientou que os troços onde se verificam os abatimentos estão "devidamente sinalizados" e disse que as situações estão a ser estudadas e monitorizadas, para ver qual a evolução do assentamento.

"Há situações que estamos a reparar mais superficialmente e outras mais profundamente, em função das situações que nos obrigaram a tal retificação", sublinhou.

A Autoestrada Transmontana foi construída no âmbito de uma parceria público privada adjudicada, em 2008, ao consórcio liderado pela Soares da Costa, com um custo de 510 milhões de euros.

A denominação que os automobilistas encontram nas placas informativas é A4, já que a via corresponde ao prolongamento da autoestrada que já liga o Porto a Amarante.

PLI (HFI) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.