Festa d'Agonia confirmada como a "romaria das romarias" pelo Turismo do Norte

Festa d'Agonia confirmada como a "romaria das romarias" pelo Turismo do Norte
| Norte
Porto Canal

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) afirmou hoje que a atribuição da Declaração de Interesse para o Turismo às festas da Senhora d'Agonia confirmou o título de "romaria das romarias" do país.

Esta declaração, que resultou de uma proposta apresentada pela Câmara de Viana do Castelo àquela entidade de turismo, possibilitará a "internacionalização e a promoção externa" da secular festa, explicou o presidente da TPNP.

"Este reconhecimento irá permitir que uma futura candidatura, seja aos fundos comunitários, seja ao Turismo de Portugal, fique muito mais sustentada e valorizada", disse à agência Lusa Melchior Moreira.

Por isso, face ao título popularmente atribuído à festa, garante: "Agora sim e definitivamente considerada a romaria das romarias de Portugal".

A Romaria d'Agonia é o segundo evento de cariz religioso a receber esta declaração, atribuída pelo Instituto do Turismo e aprovada pelo Governo, depois da Semana Santa de Braga, também pertencente à área do TPNP.

"Não existe nenhuma região do país com um evento religioso a merecer esta distinção, sendo a TPNP pioneira, o que demonstra todo o potencial do Porto e do norte no Turismo Religioso", afirma Melchior Moreira, assumindo que esta classificação representa "uma valorização única", ao nível religioso, cultural e etnográfico.

A festa deste ano realiza-se entre 16 e 20 de agosto e a Câmara de Viana do Castelo já garantiu que esta declaração representa um "selo de qualidade" da "rainha das romarias" no objetivo de promover a sua internacionalização.

"É a afirmação de uma identidade cultural muito forte", afirmou o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa.

O processo de classificação foi conduzido por Francisco Sampaio, que durante mais de duas décadas liderou a extinta Região de Turismo do Alto Minho , sendo hoje o maior especialista na história da festa, que descreve como "única".

Segundo números da organização, cerca de 750 mil pessoas visitam Viana do Castelo nos dias da romaria, a qual assume igualmente "um contexto económico muito importante" para o concelho, garante José Maria Costa.

"É a maior atração turística de Viana do Castelo e este título é merecedor pelo carinho que todos os vianenses colocam na festa", explicou o autarca.

As origens da festa remontam a uma via-sacra referenciada em documentos do século XV. Nesse local foi construída, em 1674, a Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro.

Nos moldes próximos dos atuais, a festa surgiu em 1823 e o primeiro desfile do traje surgiu em 1906. Dois anos depois o programa incluiu, pela primeira vez, a parada agrícola, antecessora do atual cortejo etnográfico.

Em 1968 realizou-se a primeira Procissão ao Mar, atualmente um dos números mais emblemáticos, com centenas de embarcações de pesca a levarem a imagem da padroeira ao mar e ao rio.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.