Cruz Vermelha de Gaia quer alargar projecto que envolve avós na comunidade escolar

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 13 jan (Lusa) - A Cruz Vermelha de Gaia desenvolveu no último ano um projeto social que envolveu avós, crianças e professores numa escola do concelho, que agora pretende disseminar por todas as escolas do país.

A iniciativa contou com a participação, no decorrer do anterior ano letivo, de 350 crianças, 25 professores e 20 avós e contribuiu para "reduzir o estigma associado às pessoas idosas" através do seu envolvimento na comunidade escolar.

Segundo a coordenadora do projeto, Liliana Ribeiro, a ação decorreu numa escola do concelho de Vila Nova de Gaia, mas o objetivo é disseminá-la por outras escolas do país, contando para isso com o apoio da Fundação EDP e da Área Metropolitana do Porto.

"Trata-se de um projeto social inovador, pioneiro e experimental que conseguiu melhorias significativas na saúde mental e no suporte social de mais de 20 pessoas idosas, a par de uma melhoria significativa na atitude face às pessoas idosas na comunidade escolar", explicou Liliana Ribeiro.

O projeto-piloto decorreu na escola básica EB1 do Cedro, em Vila Nova de Gaia e consistiu na participação dos idosos nas atividades de enriquecimento curriculares (AEC).

Segundo a responsável, o projeto "A+ Avós na Escola" nasceu num 'Bootcamp' em Empreendedorismo Social e teve como base "um problema importante e negligenciado: o estigma associado ao envelhecimento e o desperdício do conhecimento acumulado pelas pessoas idosas".

"A solução desenhada foi muito simples, envolver pessoas idosas nas atividades da comunidade escolar promovendo, simultaneamente, o convívio e a aprendizagem intergeracional", acrescentou.

A ação desenvolvida na EB1 do Cedro em Vila Nova de Gaia teve a duração de um ano letivo e envolveu mais de 20 pessoas idosas, 350 alunos e 25 professores.

"Os resultados foram surpreendentes: 49% das crianças, 55% dos professores e 80% dos avós melhoraram as atitudes face às pessoas idosas e os avós melhoraram de forma significativa a sua satisfação com o suporte social e saúde mental", sublinhou a coordenadora da iniciativa.

Segundo a responsável, "o projeto conseguiu ter um impacto significativo na sustentabilidade da comunidade escolar (através de recursos abundantes como conhecimento de pessoas seniores), na valorização do papel das pessoas idosas e na transmissão de conhecimentos (rentabilizando conhecimento que poderia vir a ser desperdiçado), bem como na construção de mais e melhores relações pelos alunos"..

Na próxima quarta-feira será apresentada, na Fundação EDP, no Porto, a fase de disseminação do Projeto A+ através do KIT A+ que é o instrumento que levará este projeto a todas as escolas do país.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.