CDU de Gaia aposta na eleição de pelo menos um vereador

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 31 jul (Lusa) - O candidato da CDU à Câmara Municipal de Gaia comprometeu-se hoje a "lutar pela reabertura da repartição de Finanças dos Carvalhos" e, por outro lado, mostrou-se confiante na eleição de pelo menos um vereador.

Jorge Sarabando fez hoje uma declaração sobre "a democracia de proximidade", entendida como a "acessibilidade das populações aos serviços públicos essenciais" a partir de uma "relação mais direta possível com os órgãos autárquicos eleitos".

O candidato notou que o encerramento de serviços públicos tem uma amplitude nacional, mas "em Gaia este problema ganha maior dimensão com as insuficiências dos transportes coletivos e o seu encarecimento".

A candidatura da CDU ao município de Gaia compromete-se a "lutar em todas as instâncias pela reabertura da repartição de Finanças dos Carvalhos, bem como de outros serviços públicos encerrados durante o presente mandato, como estações de correios e mesmo farmácias que têm vindo a fechar".

Simbolicamente, Jorge Sarabando fez a sua declaração diante da antiga repartição, não muito longe da área onde decorria mais uma feira semanal e, sensivelmente, à mesma hora a que o PS por ali andou também em campanha eleitoral.

A seu lado, encontrava-se Paula Baptista, que encabeça a lista da CDU para a Assembleia Municipal de Gaia e que se prepara para, em setembro, substituir Honório Novo na Assembleia da República

O segundo compromisso que Sarabando enunciou é "lutar pela manutenção da rede de cuidados primários de saúde, pela construção dos centros de saúde previstos, em Vila d' Este, na Madalena e mesmo no centro histórico, onde existem terrenos cedidos pela Câmara para o efeito".

O candidato diz que também lutará pela "reabilitação da rede escolar, resolvendo as carências mais urgentes e acabando com as listas de espera".

"Somos contra a construção de superescolas e somos pela manutenção das escolas de proximidade e há de facto intervenções urgentes que é preciso fazer, nomeadamente na erradicação dos telhados de fibrocimento e de escolas que ainda têm contentores", como nos Carvalhos, explicitou.

A CDU reafirmou que irá "lutar pela revogação da lei de extinção as freguesias", que em Gaia foram reduzidas de 24 para 15 porque "o PS fez um acordo coma direita".

O candidato e atual deputado municipal disse ainda querer "garantir que não serão extintos quaisquer serviços atualmente existentes nas 24 freguesias de Gaia e defender todos os postos de trabalho nas freguesias e na Câmara, que estão ameaçados neste momento".

Questionado sobre as perspetivas eleitorais da CDU naquele concelho, o candidato respondeu: "Já sou eleito há oito anos para a Assembleia Municipal e nunca senti como hoje um crescendo de simpatia e acreditamos que desta vez a CDU vai alcançar um resultado histórico".

Eleger um vereador "é o primeiro objetivo".

"Mas nós queremos ir mais longe e estamos crentes que vamos conseguir", acrescentou ainda Jorge Sarabando.

Além de Jorge Sarabando, também estão na corrida à Câmara de Gaia o social-democrata Carlos Abreu Amorim, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, Eduardo Pereira, pelo Bloco de Esquerda, e os independentes José Guilherme Aguiar e Manuel Vieira Machado.

AYM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.