Costa Pina não apresentou qualquer solução - Ministra das Finanças

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (Lusa) - A ministra das Finanças disse hoje que o despacho do secretário de Estado Costa Pina não dava solução para o problema dos 'swap' e que só está em vigor para impedir novos contratos sem o crivo da DGTF e IGCP.

"O despacho de 09 de junho de 2011 diz que as empresas devem tomar a iniciativa de apresentar propostas [para resolver o problema dos 'swap'], propostas que devem passar pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), Inspeção-Geral de finanças e IGCP [Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública] e até de contratar a Caixa Geral de Depósitos. Era uma solução que dependia de cada empresa e posso esclarecer que durante todo o período não apareceu nenhuma proposta", afirmou Maria Luís Albuquerque aos deputados da comissão de inquérito.

"O que é tão falado como a solução que eu travei, não era propriamente uma solução. Era uma proposta de procedimento para soluções a propor pelas empresas", sublinhou ainda a ministra.

A governante justificou a manutenção em vigor deste despacho porque, disse, este "impede as empresas de contratar 'swap'" sem que "sejam vistos pela DGTF e pelo IGCP".

O despacho ficará em vigor até que sejam alterados os estatutos do Setor Empresarial do Estado, referiu.

IM/NM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.