Passos promete não vacilar e diz que moção é "pacto de confiança"

Passos promete não vacilar e diz que moção é "pacto de confiança"
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro apontou a moção de confiança que o Parlamento hoje discute como "um pacto de confiança" com os portugueses, prometendo que o executivo não vacilará agora que poderá estar muito próximo da inversão da situação económica.

"Esta não é a hora de desistirmos do interesse do país por razões de conveniência pessoal ou partidária. Da parte do Governo, não haverá nem palavras, nem atos de desistência. Esta é a hora de nos concentrarmos no que é essencial, com inteira disponibilidade para o diálogo e a concertação. Para que quem vier depois de nós, Governo e oposição, possa dizer que fizemos tudo o que era necessário, tudo o que podia ser feito", disse o chefe do executivo, Pedro Passos Coelho, na sua primeira intervenção na moção de confiança que está a ser discutida esta tarde no Parlamento.

Sublinhando a necessidade de "um novo fôlego" depois de "uma árdua e necessária caminhada", Passos Coelho notou que a moção de confiança que o Governo hoje submete ao Parlamento é diferente de outras discutidas no passado, na medida em que soleniza um apelo à confiança na segunda metade da legislatura.

Contudo, frisou, não um apelo à confiança "cega", mas "à confiança democrática que se deposita num projeto político concreto, realista e promissor".

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.