Passos anuncia reforma profunda do IRC que poderá levar a redução para 17% até 2018

| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro anunciou hoje uma "profunda reforma do IRC" a realizar muito em breve e que poderá significar uma redução para 17 por cento até 2018 e prometeu fundar uma nova Instituição Financeira de Desenvolvimento.

"Levaremos a cabo muito em breve uma profunda reforma do IRC. Vale a pena ser ambicioso nesta matéria e procurar corresponder às recomendações da comissão de estudo que apontam, no cenário mais favorável, para uma redução da taxa de imposto para 17 por cento até 2018", afirmou o chefe do Governo, Pedro Passos Coelho, na intervenção inicial da discussão da moção de confiança que se realiza esta tarde na Assembleia da República.

Passos Coelho abriu ainda a ´porta' a reduções adicionais nos anos subsequentes, considerando que se fixar o horizonte de redução para 2020, "que coincide com o termo do próximo Quadro Financeiro Plurianual europeu", se poderia "ir bem mais longe do que a taxa referenciada de 17 por cento".

"Se pensarmos além do horizonte temporal contemplado pela comissão, podemos ponderar reduções adicionais dessa taxa nos anos subsequentes a 2018", frisou, sustentando que em conjunto com as restantes reformas, a redução da taxa de IRC poderá colocar Portugal numa posição mais central dos fluxos globais de investimento estrangeiro.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.