Autarca de Darque indignado por freguesia receber tourada de Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 30 jul (Lusa) - O autarca de Darque, em Viana do Castelo, assumiu hoje "indignação" por aquela freguesia ter sido escolhida pela federação "Prótoiro" para a realização de uma tourada em agosto sem que a Junta fosse "tida nem achada".

"A Junta de Freguesia não foi tida nem achada, ninguém nos disse nada e Darque não tem qualquer tradição de touradas. Ainda por cima, vão fazer a corrida num local como este, com uma estrada de acesso que é um cancro da nossa freguesia porque nem permite o cruzamento de duas viaturas", afirmou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia.

Joaquim Perre não esconde, por isso, a "indignação" com a situação, de que teve conhecimento pela Lusa, recordando que noutras circunstâncias a Junta é chamada a colaborar ou a dar opinião sobre a escolha de terrenos, embora sem qualquer poder vinculativo no licenciamento.

"Até quando chegam para montar o circo pedem o nosso apoio e opinião. Neste caso, não sabíamos de nada", apontou o autarca de Darque, na margem esquerda da cidade de Viana do Castelo, e que promete levar o assunto à próxima reunião do executivo.

A federação "Prótoiro" apresentou na segunda-feira um pedido de licenciamento municipal para a instalação de uma arena amovível em Darque, na qual pretende retomar as touradas naquela cidade, a 18 de agosto, o domingo das tradicionais festas da Romaria d'Agonia.

O requerimento deu entrada nos serviços municipais daquela que, desde 2009, se assume como a primeira Câmara do país "antitouradas", mas com a "Prótoiro" a afirmar que o processo "reúne todas as condições legais" para ser deferido.

"Este pedido para o licenciamento é apenas da instalação da praça [uma arena amovível para 3.300 pessoas], que é o único poder da Câmara, e que mesmo assim não é discricionário. Ou seja, se estiverem reunidas todas as condições legais, como é o caso, a Câmara não pode indeferir o pedido", afirmou à Lusa o dirigente da "Prótoiro", Diogo Monteiro.

"Vivo há mais de 50 anos em Darque e nunca vi uma tourada na freguesia. Mas pelo menos tínhamos direito a saber de alguma coisa, para planificarmos as nossas atividades. Basta ver que tínhamos de fazer uma obra urgente de saneamento naquele local, já que uma parte aluiu há pouco tempo, e agora não sabemos como vamos resolver isto", insurgiu-se, por seu turno, Joaquim Perre.

"É uma falta de consideração pela Junta de Freguesia e pelo povo de Darque, que também tinha o direito de gozar as festas da cidade sem esta confusão na sua terra", criticou ainda o autarca.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, já classificou como uma "provocação" a realização desta corrida de touros no concelho, mantendo a intenção de impedir que se repita o que aconteceu em 2012, ano em que a corrida aconteceu mesmo, mas na freguesia de Areosa, também na cidade.

O pedido de instalação desta arena diz respeito a terrenos privados e, segundo Diogo Monteiro, previstos no Plano Diretor Municipal para construção, junto a uma área localmente conhecida como a "seca do bacalhau".

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.