Urgências do Amadora-Sintra voltam à normalidade depois de esperas de 22 horas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 dez (Lusa) -- O tempo de espera nas urgências do hospital Amadora-Sintra normalizou nas últimas horas, depois de ter chegado a ser de 22 horas entre 25 e 27 de dezembro, disse hoje à Lusa o porta-voz daquela unidade hospitalar.

Segundo disse à Lusa Paulo Barbosa, hoje cerca das 09:00 encontravam-se 15 casos nas urgências, 12 dos quais com pulseira amarela, que significa que foram considerados "casos urgentes" na triagem do hospital e que é o terceiro nível mais grave numa escala de cinco.

"Houve uma diminuição de pessoas nas urgências, logo uma diminuição de casos não urgentes", disse Paulo Barbosa, reconhecendo que se assistiu a uma inversão dos valores registados nos últimos dias.

De acordo com o responsável foram atendidos, entre o dia 25 e 27, cerca de 980 pacientes, dos quais 65 a 70% tinham pulseiras verdes (doentes pouco urgentes).

Paulo Barbosa justifica o longo período de espera para atendimento dos doentes na quadra natalícia com o facto de os cuidados de saúde primários terem estado fechados, o que levou as pessoas a deslocar-se às urgências hospitalares com casos pouco graves, como dores de dentes.

Além disso, acrescentou, as urgências do hospital Amadora-Sintra têm vindo a trabalhar com seis médicos, mas no dia de Natal "alguns clínicos adoeceram" e, "embora se tenha tentado uma solução internamente, tal não foi possível".

A redução de casos à espera de atendimento também foi ajudada pelo apelo do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Cunha Ribeiro, para que os hospitais da capital não enviassem mais doentes para o Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra).

O apelo "surtiu efeito", reconheceu Paulo Barbosa, adiantando que o hospital de Amadora-Sintra já não tinha camas vagas para internamento e que o pedido do presidente da ARSLVT "ajudou a resolver esse problema".

Segundo o porta-voz, Luis Cunha Ribeiro empenhou-se "desde a primeira hora" em arranjar uma solução para o "afluxo anormal de doentes que acorreu às urgências".

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo pediu no domingo à noite a vários hospitais para não enviarem pacientes para o Amadora-Sintra que, de acordo com o presidente do organismo, recebeu "um número inusitado de doentes".

Citado pela rádio TSF, Luís Cunha Ribeiro referiu que este pedido é válido até sábado ou domingo (03 ou 04 de janeiro) ou seja, até passar o período das festas de final de ano.

RCP // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.