Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque ouvidos hoje no parlamento

Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque ouvidos hoje no parlamento
| Política
Porto Canal

O ex-ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e a sua sucessora, Maria Luís Albuquerque, são hoje ouvidos na comissão parlamentar de inquérito que investiga a contratação de ‘swaps’ pelas empresas públicas.

Naquela que será a sua primeira ida ao Parlamento desde que deixou o Governo, Vítor Gaspar, vai dar esclarecimentos sobre que informação foi passada pelo anterior Governo sobre estes contratos.

O ex-governante, cujo pedido de demissão (o terceiro) foi aceite a 01 de julho pelo primeiro-ministro, vai ao Parlamento por exigência do PSD, que a 10 de julho apresentou um requerimento para ouvir Vítor Gaspar “com a maior prontidão possível”.

As dúvidas surgem após Fernando Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do Governo PS, ter rebatido as afirmações do Ministério das Finanças, em particular da agora ministra Maria Luís Albuquerque, de que nada teria sido referido na transição sobre este problema, distribuindo documentos aos deputados que contrariam as declarações da governante.

Teixeira dos Santos afirmou que na pasta de transição para Gaspar constava "uma ficha" com os despachos do ex-secretário Costa Pina pedindo relatórios sobre as responsabilidades financeiras das empresas públicas, nomeadamente os 'swap'.

"A ficha está aqui", disse Teixeira dos Santos na comissão, distribuindo o documento pelos deputados que integram a comissão parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro ('swap') por Empresas do Setor Público.

Quanto a Maria Luís Albuquerque, já tinha sido ouvida, a 25 de junho, na comissão parlamentar de inquérito, e é acusada pela oposição de mentir sobre a informação que tinha a respeito dos contratos 'swap' por altura da sua entrada no Governo como secretária de Estado.

O requerimento para audição de Maria Luís Albuquerque, com caráter de urgência, foi apresentado pelos partidos da oposição - PS, PCP e BE - e aprovado por todos os partidos hoje na comissão de parlamentar de inquérito.

A audição da ministra realiza-se após o debate no Parlamento da moção de confiança apresentada pelo Governo.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.