ARS-Centro garante que Hospital do Fundão continuará no Serviço Nacional de Saúde

| País
Porto Canal / Agências

Fundão, Castelo Branco, 22 dez (Lusa) - A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) garantiu hoje que o Hospital do Fundão continuará integrado no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e manterá as valências, apesar do processo de devolução à misericórdia local.

Em comunicado, a ARS aponta que, "à semelhança dos acordos já firmados com os hospitais de Anadia, Fafe e Serpa, todas as unidades devolvidas continuarão integradas no SNS, não se verificando qualquer redução de valências existentes".

No esclarecimento, é ainda referido que "os processos de devolução dos hospitais às misericórdias têm em atenção as necessidades específicas da população da respetiva área de influência" e que visam "melhorar a qualidade e o acesso à prestação dos cuidados de saúde de proximidade.

Este esclarecimento surge na sequência da assinatura que decorreu dia 16 em Lisboa do terceiro "Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário", no qual está prevista a passagem dos hospitais de Santo Tirso, de São João da Madeira e do Fundão para a alçada das misericórdias locais.

Depois da assinatura do acordo, a Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) já afirmou que esta é uma "oportunidade para inverter o processo de esvaziamento de serviços" do hospital, garantindo que reivindicará a manutenção e reforço das valências no processo negocial que se iniciará em breve.

Por outro lado, o conselho de administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira (estrutura em que o Hospital do Fundão está integrado) informou que não foi ouvido sobre a eventual cedência e o presidente da Câmara Municipal do Fundão mostrou "estranheza" e "muita preocupação" pela forma como o processo foi conduzido, tendo anunciado que já pediu uma reunião "com caráter de urgência" ao Ministério da Saúde.

Já a Assembleia Municipal do Fundão aprovou por unanimidade uma moção de contestação, na qual manifesta as "maiores reservas" relativas aos procedimentos e "timings" do processo e que apresenta um conjunto de reivindicações a ter em conta no processo negocial.

Em comunicado, a Câmara da Covilhã afirmou o seu "repúdio" pela transferência da gestão, o que classificou como uma "forte machadada" ao CHCB.

A União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB) também está contra a devolução e, também em comunicado, apelou às forças políticas para que se mobilizem para travar o que classificou de "negociata obscura".

CYC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).