Famílias carenciadas de Vila Verde com medicamentos gratuitos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, Braga, 22 dez (Lusa) - As famílias mais carenciadas de Vila Verde vão ter acesso a medicamentos gratuitos ao abrigo de um protocolo assinado entre a Câmara, seis farmácias e duas instituições de solidariedade do concelho, informou hoje fonte municipal.

O apoio é também válido para aquisição de produtos como leite e papas para bebés, sendo sempre obrigatória a respetiva prescrição médica.

Beneficiam do apoio os munícipes cujo rendimento familiar per capita seja igual ou inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais.

Portadores de doenças crónicas, idosos, famílias monoparentais e pessoas com incapacidades têm prioridade no acesso ao apoio.

Os beneficiários têm de estar sinalizados pelas duas instituições aderentes, designadamente a Casa do Povo de Ribeira do Neiva e o Centro Comunitário de Prado -- Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga.

As farmácias aderentes transferem, ao abrigo da lei do mecenato, uma verba para as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), às quais cabe encaminhar o apoio para os munícipes beneficiários.

Segundo a Câmara, este protocolo surgiu depois de se ter constatado que a atual conjuntura de aumento das situações de pobreza e exclusão social restringe, dificulta e, por vezes, impede o acesso a bens essenciais, como é o caso da medicação em contexto de doença devidamente diagnosticada, seja a mesma crónica, súbita, endémica ou relacionada com o processo de envelhecimento.

VCP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.