Frente Atlântica divide forças políticas da Assembleia Municipal do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 21 dez (Moura) - O PSD desvaloriza a criação da Associação de Municípios da Frente Atlântica, que segunda-feira será discutida na Assembleia Municipal do Porto, a CDU diz que "é apenas mais um palco" para os autarcas envolvidos e o PS aplaude.

A Frente Atlântica do Porto é uma associação que une os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia e tem como objetivo procurar captar fundos comunitários e lutar contra o centralismo.

O líder do grupo municipal do PSD na Assembleia Municipal do Porto, Luís Artur, sociais-democratas portuenses considerar tratar-se de uma aposta errada da Câmara e do seu presidente, Rui Moreira.

"O natural é a Câmara do Porto liderar a área metropolitana e não envolver-se em qualquer outra entidade associativa", sustentou Luís Artur, considerando que a Frente Atlântica, no plano político, não garante "resultado nenhum".

O social-democrata aconselha, por isso, Rui Moreira a dar prioridade à área metropolitana do Porto, composta por 19 municípios, na perspetiva da gestão futura de fundos comunitários.

"Vamos abster-nos" nessa proposta, anunciou à agência Lusa.

A CDU considera que a Associação de Municípios da Frente Atlântica "é apenas mais um palco para que os presidente das Câmaras (de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia) possam aparecer nos media".

O Bloco de Esquerda aprova a iniciativa. "Não tem mal nenhum, só tem coisas boas", referiu à Lusa do deputado municipal bloquista José Castro.

O eleito é de opinião que os três concelhos agrupados na Frente Atlântica do Porto "devem aproveitar o que os une e candidatarem-se a projetos comuns", uma ideia que o PS subscreve.

O socialista Gustavo Pimenta entende que esta associação e a área metropolitana são duas "realidades diferentes", observando que a Frente Atlântica corresponde a "um território com uma grande continuidade" e que pode ser "uma boa experiência para os três municípios" associados.

Muito mais pacífica é a proposta para que a Câmara assuma a gestão do parque desportivo que o INATEL possui na cidade e que se encontra degradado e subaproveitado.

A autarquia e o INATEL já se entenderam. O acordo prevê que a Câmara assuma a gestão do parque desportivo já a partir de 1 de janeiro e por um prazo de 20 anos, pagando por isso 31 mil euros anuais àquela instituição e responsabilizando-se pela recuperação e manutenção das respetivas instalações.

"É um espaço magnífico", refere Gustavo Pimenta. Considera que o acordo beneficia a cidade, porque permitirá reforçar a oferta de equipamentos desportivos na cidade, mas equivale a uma "falência do próprio governo".

José Castro também concorda que "o município fica a ganhar com a exploração daquele complexo", Luís Artur subscreve e Artur Ribeiro reforça dizendo que "talvez seja vantajoso" ser a Câmara a tomar conta daquele complexo.

"Toda a gente é a favor de que aquilo passe para a Câmara", resumiu o líder o grupo municipal independente Porto, O Nosso Partido, André Noronha.

Para este deputado, "o problema é volume de obras que a Câmara vai ter de fazer" para recuperar aquele parque desportivo. O investimento previsto é de cerca de meio milhão de euros, segundo afirmou à Lusa uma fonte do gabinete de comunicação da autarquia.

AYM//GC.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.