PSA de Mangualde com volume de vendas de cerca de 460 ME em 2014

| Economia
Porto Canal / Agências

Mangualde, Viseu, 19 dez (Lusa) -- O Centro de Produção de Mangualde da PSA Peugeot Citroën anunciou hoje ter produzido 53.510 veículos durante este ano, o que permitirá atingir um volume de vendas de aproximadamente 460 milhões de euros.

Em comunicado, a PSA de Mangualde refere que foram produzidos 53.510 Citroën Berlingo e Peugeot Partner, "contra 56.713 veículos em 2013, ou seja menos 5,6%".

"Com esta produção, atingirá um volume de vendas de aproximadamente 460 milhões de euros, sendo 93% para exportações", acrescenta.

Os veículos são exportados sobretudo para Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Bélgica, Polónia, Argélia, Turquia e Marrocos.

O Centro de Produção de Mangualde termina o ano com 800 funcionários, mas o nível de emprego médio foi de 960 pessoas.

No final de julho deste ano, foi suprimido o terceiro turno de laboração do Centro de Produção, o que levou à redução de 280 postos de trabalho, devido ao ajustamento da atividade produtiva.

Quando foi anunciado o relançamento do terceiro turno, em fevereiro de 2013, para funcionar a partir de abril desse ano, estava previsto que duraria um período mínimo de nove meses, tendo acabado por se estender por 16 meses.

O lançamento desse turno em Mangualde resultou, segundo a empresa, do facto de a fábrica de Vigo do Grupo PSA registar naquela altura uma produção excecional e temporária, inerente à fase de lançamento dos modelos Citroën C-Elysée e Peugeot 301".

Por isso, foi transferida para Mangualde a produção "de alguns volumes dos modelos Citroën Berlingo e Peugeot Partner".

No balanço das atividades de 2014, a PSA de Mangualde sublinha ainda os investimentos feitos em ações de eficácia operacional, evoluções tecnológicas e na melhoria das condições de trabalho, que atingiram três milhões de euros.

No que respeita ao desenvolvimento responsável, destaca as doações de subsídios a instituições de solidariedade social e desportivas, em cooperação com a Fundação PSA -- Um mundo em movimento, e de equipamentos informáticos a diversas associações e à biblioteca municipal.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.