Vale de Cambra cria roteiro turístico pelas esculturas de arte contemporânea

| País
Porto Canal / Agências

Vale de Cambra, Aveiro, 19 dez (Lusa) - A Câmara Municipal de Vale de Cambra criou um roteiro pelas esculturas de arte contemporânea da cidade, com o que pretende que os turistas dediquem "um novo olhar" a 12 obras de grandes dimensões que aí existem.

Em declarações hoje à Lusa, o presidente da autarquia liderada pelo CDS-PP explica que em causa está o roteiro pedonal "Walking Tour", que envolve um passeio de quatro quilómetros e cerca de 90 minutos em terreno essencialmente plano, sempre em meio urbano.

"Temos uma série de esculturas no centro da cidade que não estão devidamente valorizadas e este projeto vai chamar a atenção para a arte que aqui está instalada", afirma José Pinheiro.

Parte dessas obras resultaram dos simpósios de escultura organizados pela autarquia, sendo que toda a informação sobre as diferentes esculturas está reunida em diferentes suportes na Loja Interativa do Turismo local, onde tem início o trajeto.

"Com essa informação na mão, o visitante pode realizar o percurso à hora que lhe der mais jeito, já que fica na posse de um mapa com os dados de cada peça de arte", realça o presidente da Câmara. "A única condicionante é que as esculturas que estão no jardim da Biblioteca Municipal só podem visitar-se durante o horário de funcionamento do edifício", acrescenta.

José Pinheiro adianta que esta é apenas a proposta inicial de um projeto que prevê levar os turistas a apreciarem a arte contemporânea exposta noutros pontos do concelho, que, pela sua maior distância até ao centro, implicarão obrigatoriamente a utilização de um meio automóvel.

Para já, no entanto, a aposta é no circuito pedonal, totalmente gratuito.

"Quando entrámos para a Câmara não havia rigorosamente nada feito nesta área e decidimos que o Turismo seria uma das áreas em que iríamos apostar, criando nova oferta e articulando-a com a já existente", recorda o autarca. "O Walking Tour é apenas a primeira peça do puzzle que queremos montar", garante.

Entre as 12 obras incluídas no roteiro, contam-se peças dos escultores Sérgio António Coutinho, João Macedo, Sérgio Pereira da Silva, José António Nobre, Ângelo Ribeiro, Manuel Patinha, Moisés Tomé e José António Lopes da Costa.

A temática abrangida por essas criações também é diversa: há desde a causa de um peixe que acabou de saltar da água até ao tributo à indústria de Vale de Cambra, passando por uma bolota gigante em diferentes metais e pela evocação de Hermes enquanto deus grego mensageiro do Olimpo.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).