Centro de Vela de Viana inaugurado no sábado após investimento de 1,6 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 29 jul (Lusa) - O Centro de Vela de Viana do Castelo, que integrará o futuro Centro de Mar do concelho, vai ser inaugurado no sábado após um investimento superior a 1,6 milhões de euros, anunciou hoje fonte da autarquia.

Construído na margem direita da foz do rio Lima, este novo equipamento servirá nomeadamente os atletas do Clube de Vela de Viana do Castelo, tendo capacidade para acolher praticantes de vela profissionais ou na vertente de turismo e lazer.

Desenhado pelo arquiteto vianense Tiago Castro, envolveu a construção de dois volumes com dois pisos articulados perpendicularmente entre si e implantados de acordo com a orientação e funcionalidade do cais da envolvente. Estende-se por uma área de construção de 1.892 metros quadrados, tendo associada uma rampa de acesso à água, espaço para carga e descarga, preparação de embarcações e área de lazer e esplanada.

O edifício, já concluído entretanto e cuja inauguração acontecerá a 03 de agosto, às 18:30, albergará as instalações desportivas do clube de Viana do Castelo, um hangar, armazém e zona de formação, assim como balneários, salas de apoio à atividade desportiva e sociais.

Segundo fonte municipal, este equipamento integra o projeto do Centro de Mar de Viana do Castelo, que se enquadra numa estratégia "que aposta no desenvolvimento do turismo náutico" no concelho.

Incluiu ainda a construção de novos centros de remo, já inaugurado, e de canoagem, que abre portas em setembro.

Estes três postos náuticos destinam-se não só a atletas federados, mas também têm capacidade para receber praticantes destes desportos numa vertente competitiva e turística, tendo representado um investimento de 6 milhões de euros, comparticipado em 70% por fundos comunitários.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).