Itália/Acidente: Durão Barroso "profundamente triste"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 29 jul (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, expressou hoje a sua profunda tristeza pelo "terrível" acidente de autocarro que ocorreu no domingo, na província de Avellino, no sul de Itália, e que fez pelo menos 38 mortos.

Numa mensagem de condolências divulgada em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso afirma estar "profundamente triste com a notícia do terrível acidente de autocarro [...], que provocou a morte de tantas pessoas e feriu muitas outras, incluindo crianças".

De acordo com o último balanço, o acidente provocou, pelo menos, 38 mortos e dez feridos, entre os quais três crianças.

"Em nome da Comissão Europeia e em meu nome pessoal, expresso a nossa sincera solidariedade para com as famílias das vítimas e os desejos de recuperação aos feridos", acrescenta o presidente do executivo comunitário.

O autocarro transportava cerca de cinquenta passageiros, todos originários da província de Nápoles, que regressavam de uma peregrinação a Pietrelcina, a cidade natal do padre Pio, um religioso italiano canonizado em 2002 e venerado no sul de Itália.

O veículo, um grande autocarro de turismo, circulava a grande velocidade numa zona de declive perto de Avellino, 50 quilómetros a este de Nápoles, apesar dos muitos sinais de limite de velocidade, e colidiu com diversas viaturas, provocando um enorme choque em cadeia.

De seguida, o autocarro derrubou uma barreira de segurança de um viaduto e caiu de uma altura de 30 metros.

As causas do acidente ainda não foram apuradas, mas uma sobrevivente, citada pelo tio que a visitou no hospital, afirma que um dos pneus do autocarro rebentou e que o condutor não conseguiu controlar a viatura.

Segundo os media italianos, o Ministério Público de Avellino abriu um inquérito por homicídio involuntário.

CSJ (FPA/PNE) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.