Crianças aprendem chinês em centro de tempos livres de Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 16 dez (Lusa) -- A língua e a cultura chinesas estão a ser ensinadas a cerca de 60 crianças de um ATL em Aveiro, no âmbito de um projeto do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade local.

Testado com sucesso numa escola de São João da Madeira e agora transposto para crianças entre os seis e os dez anos que frequentam o ATL do Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ), o ensino de Mandarim é feito por duas professoras, uma chinesa e outra portuguesa.

Em aulas semanais, os alunos aprendem, entre outras coisas, a ler, escrever e contar, bem como as formas de saudação, a identificação pessoal e os laços de parentesco naquela língua.

Ao todo, são 60 caracteres chineses que as crianças estão a aprender a desenhar e a perceber o seu significado, preparando-se desde já para o contacto com uma cultura milenar que, cada vez mais, se assume como presença global no futuro.

Segundo disse à Lusa Raquel Gomes, coordenadora do CIAQ, as crianças têm encarado com entusiasmo as aulas e demonstram uma grande capacidade de aprender uma língua que lhes era estranha.

O programa e a condução das aulas, tarefas realizadas por docentes do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, foram adotados do modelo que o mesmo departamento está a usar no projeto de ensino de chinês em São João da Madeira, iniciado em 2012 e reconhecido pelo Ministério da Educação.

A recetividade dos pais à iniciativa também superou as expectativas. "A curiosidade por uma língua e uma forma de escrita tão diferente traduziu-se numa grande procura de frequência das aulas", dá conta Raquel Gomes, explicando que, "devido à sobrelotação das inscrições, no início do ano letivo houve necessidade de abrir mais uma turma".

Para Raquel Gomes, a aprendizagem reveste-se de grande valor, não só pela língua em si, mas "por todo o contacto com a riquíssima cultura chinesa", sendo uma oportunidade para os que frequentam as aulas.

"Julgamos que o ensino de uma nova língua e cultura é sempre pertinente, nomeadamente para crianças nesta faixa etária, que possuem grande capacidade de retenção de informação", refere a responsável.

Sendo a China uma grande potência mundial, Raquel Gomes acredita que "a perspetiva de conhecer e estabelecer a melhor forma de comunicação, quer a partir da língua, quer a partir da sua cultura, é uma vantagem para quem começa, desde cedo, a aprendizagem".

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.