Exportações portuguesas de calçado superam pela 1.ª vez os 1.850 ME em 2014

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 15 dez (Lusa) -- As exportações de calçado vão atingir em 2014 um novo máximo histórico, ultrapassando os 1.850 milhões de euros e reforçando o estatuto do setor enquanto principal contribuinte para a balança comercial portuguesa, anunciou hoje a associação setorial.

Em comunicado, a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), destaca que, de janeiro a outubro, o setor de calçado exportou mais 70 milhões de pares de calçado, no valor de 1.655 milhões de euros, o que representa um aumento de 8,8% face ao período homólogo.

Segundo destaca, "trata-se do quinto ano consecutivo de crescimento do setor de calçado nos mercados externos, para onde se dirige 95% da sua produção", sendo que, desde 2010, as exportações do setor já aumentaram mais de 45%.

Os dados da APICCAPS apontam para um crescimento das vendas "em praticamente todos" os 150 mercados dos cinco continentes para onde a indústria portuguesa exporta.

Se, na União Europeia, a estratégia tem sido de consolidação, com um crescimento superior a 8%, é fora do espaço comunitário onde o calçado português "mais se vai afirmando", com destaque para os EUA (mais 65% para 33 milhões de euros), Canadá (mais 29,4% para 22 milhões de euros), Angola (mais 2,5% para 19 milhões de euros), Austrália (mais 26,8% para 7 milhões de euros) e China (mais 46,6% para 5 milhões de euros).

Neste contexto, a APICCAPS destaca que em 2014 o setor do calçado deverá voltar a assumir-se como "o produto que mais positivamente contribui para a balança comercial portuguesa", atingindo o seu contributo líquido até outubro mais de 1.120 milhões de euros.

A associação recorda ainda o efeito positivo dos investimentos em curso no interior do país no aumento dos postos de trabalho, já que, com a criação de novas unidades fabris em Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Paredes de Coura ou Pinhel, o setor deverá fechar o ano com mais de 35.000 colaboradores nas suas 1.350 empresas de cariz industrial.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.