Politécnico de Castelo Branco cria rede regional de ensino profissional

| País
Porto Canal / Agências

Castelo Branco, 10 dez (Lusa) - O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai criar uma rede regional de ensino profissional que envolve 19 agrupamentos de escolas secundárias e escolas profissionais dos distritos de Castelo Branco e Santarém, anunciou hoje a instituição.

"A iniciativa visa a criação de uma rede regional de ensino profissional, que promoverá a troca de informação e o alinhamento entre a oferta formativa dos cursos profissionais de nível 4 com os cursos técnicos superiores profissionais oferecidos pelo IPCB a partir do ano letivo 2015/2016", disse hoje à agência Lusa o presidente do IPCB, Carlos Maia.

O projeto abrange 19 agrupamentos de escolas secundárias e escolas profissionais de Abrantes (distrito de Santarém), Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Sertã (distrito de Castelo Branco), de acordo com um protocolo hoje assinado.

O objetivo passa por promover uma "forte aproximação" entre o IPCB e as escolas que lecionam cursos profissionais de nível 4, sublinhou o presidente do Politécnico de Castelo Branco.

"Queremos implementar estratégias que permitam aos alunos provenientes desses cursos [de nível 4], o prosseguimento de estudos no ensino superior, através dos cursos técnicos superiores profissionais [cursos de nível 5], que vão passar a ser lecionados no IPCB a partir de 2015/2016", disse Carlos Maia.

O protocolo prevê o desenvolvimento e disponibilização de uma plataforma web para agregar a informação da rede, isto é, cursos, escolas e tecido empresarial e institucional para a realização de estágios.

Está também prevista a existência de um conjunto de vagas preferenciais para acesso dos alunos das instituições pertencentes à rede agora criada, assim como a oferta da propina do 1.º ano, para o melhor aluno de cada uma das escolas, que tenha concluído um curso profissional de nível 4 e que ingresse num dos cursos técnicos superiores profissionais do IPCB.

Carlos Maia referiu, ainda, que o protocolo permite que os estabelecimentos envolvidos no projeto trabalhem em rede e com uma maior articulação e coordenação entre todos, nomeadamente, "na partilha de espaços e, também, de docentes".

"Faz todo o sentido esta articulação, uma vez que é a qualificação dos cidadãos que está em causa", sustentou o presidente do IPCB.

CAYC // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.