Portugueses estão a gastar 40 euros em média por compra com Multibanco

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) - Os portugueses gastaram 40 euros em média nas compras realizadas em lojas, através dos terminais de pagamento automático da rede Multibanco, entre os dias 24 de novembro e 07 de dezembro, informa a Sibs.

De acordo com um comunicado divulgado hoje pela empresa que gere a rede Multibanco, nessas duas primeiras semanas da época de Natal os consumidores realizaram 32,3 milhões de compras, no valor de 1.305 milhões de euros.

Face a igual período do ano anterior (entre 25 de novembro e 08 de dezembro), houve um aumento de 6,5% no número de compras através dos terminais da rede, acompanhado pela subida de 5,9% no montante total gasto, enquanto o valor médio por operação reduziu-se em 0,4%.

Já no que respeita às caixas automáticas da Rede Multibanco, de acordo com a Sibs, durante as duas semanas em análise os portugueses realizaram 17,2 milhões de levantamentos, menos 0,2% do que no período de comparação em 2013.

Houve ainda uma diminuição de 0,4% no montante médio por levantamento, que foi de 65 euros, enquanto que no total foram levantados 1.115 milhões de euros, menos 0,6% do que em 2013.

"Nesta semana, e em comparação com o ano anterior, registou-se um aumento global (levantamentos e compras) dos volumes processados na rede SIBS de 4,1% no número de operações e de 2,8% no volume transacionado", indica ainda a empresa, referindo-se à primeira semana de dezembro.

IYS// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.