Primeira prestação para compra do BESI (56,85 ME) paga até 19 de Dezembro

| Economia
Porto Canal / Agências

A primeira prestação para a compra do BESI pela Haitong Internacional Holding Limited (HTIH), no valor de 56,85 milhões de euros, será paga até 19 de dezembro, anunciou aquela empresa chinesa.

A informação foi prestada à Bolsa de Hong Kong na terça-feira, já depois do fecho do mercado de capitais daquela Região Administrativa Especial da China, onde a HTIH está cotada e tem a sua sede.

Subsidiária da Haitong Securities, empresa financeira estatal, sedeada em Xangai, a HTIH vai comprar o BESI ao Novo Banco por 379 milhões de euros, conforme acordo celebrado na segunda-feira em Lisboa.

A finalização do acordo está agora "dependente das necessárias aprovações, nomeadamente junto do Banco de Portugal, da Comissão Europeia, das autoridades da concorrência e de um conjunto de outras autoridades que exercem supervisão direta sobre a entidade compradora", indicou o Novo Banco à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM).

Depois de cumpridas todas as formalidades e o pagamento do montante total da aquisição, o BESI "passará a ser uma subsidiária direta do HTIH", diz o comunicado da empresa chinesa.

A Haitong é o quarto grande grupo chinês a investir em Portugal nos últimos três anos, depois da China Three Gorges, da State Grid e da Fosun.

A compra do BESI "trará um significativo valor estratégico" à Haitong, proporcionando nomeadamente a "partilha de canais de venda, fontes financeiras e relacionamento entre clientes", assinala o comunicado da empresa chinesa.

A Haitong afirma também que "está otimista quanto à expansão dos negócios relacionados com a banca de investimento".

De acordo com o site da empresa, a Haitong foi uma das primeiras companhias de valores mobiliários da China, fundada em 1988, e conta hoje com cerca de 4,6 milhões de clientes.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.