Utentes de Alverca do Ribatejo protestam no sábado contra a falta de médicos na freguesia

| País
Porto Canal / Agências

Alverca, Lisboa, 05 dez (Lusa) - Os utentes do Centro de Saúde de Alverca do Ribatejo, em Vila Franca de Xira, vão realizar este sábado uma ação de protesto contra a falta de médicos na freguesia e as condições de atendimento.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Braga da Comissão da Freguesia de Alverca do Partido Comunista referiu que existem atualmente cerca de 15 mil utentes sem médico de família e que a situação já foi por diversas vezes reportada à Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo (ARSLVT).

"Dia a para dia a situação tem vindo a degradar-se. Não há melhoras. Com a falta de médicos depois tudo é posto em causa", apontou.

A preocupação é partilhada pelo presidente da união de Freguesias de Alverca e Sobralinho, Afonso Costa (PS), que disse à Lusa estar a "fazer tudo para que a situação se resolva".

"Temos tido reuniões constantes com a direção do Agrupamento de Centros de Saúde e, na última, garantiram-nos que iria entrar mais um médico", afirmou Afonso Costa.

O autarca, que ainda aguarda uma reunião com o presidente da ARSLVT, explicou que o problema se começou a agravar durante este ano devido à aposentação de quatro médicos.

"Foi-nos dito que estavam concursos abertos. No nosso entender serão precisos no mínimo seis médicos para compensar os quatro que se aposentaram este ano e dois que saíram o ano passado", apontou.

A Lusa contactou o Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo, o qual é responsável pelos centros de saúde do concelho de Vila Franca de Xira, mas não obteve resposta. Foi contactada igualmente a ARSLVT, mas também não foi possível obter uma explicação em tempo útil.

Contudo, numa resposta escrita enviada em maio à agência Lusa, a ARSLVT explicava que a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Alverca tinha naquele mês nove médicos ao serviço, acrescentando que em dezembro de 2013 dois médicos colombianos não quiseram renovar o contrato e em janeiro deste ano um médico solicitou a exoneração.

Para minimizar os impactos da saída dos três clínicos, a ARSLVT referiu que os médicos em serviço colaboravam dentro das suas possibilidades para minimizarem os constrangimentos, dizendo na ocasião que estavam contratadas 20 horas/semana para os utentes sem médico de família.

Segundo dados da ARSLVT, em maio a freguesia de Alverca do Ribatejo tinha 9.168 utentes sem médico de família.

Em fevereiro, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alertou para a falta de 25 médicos de família no concelho, acrescentando que, dos 144 mil utentes inscritos nos centros de saúde, mais de 44.300 estavam sem atribuição de clínico.

No concelho existem seis centros de saúde - Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa, Alverca, Alhandra, Vialonga e Vila Franca de Xira.

O protesto de sábado é convocado pela comissão política do PCP local, que tem vindo a levar a cabo durante este ano várias ações semelhantes, e terá início às 11:00 junto à Estação de Correios de Alverca.

FYS (JGS) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.