"Prótoiro" anuncia cartel completo para a corrida de touros de Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 26 jul (Lusa) - A "Prótoiro" anunciou hoje o cartel completo da corrida de touros que agendou para 18 de agosto, em Viana do Castelo, cidade que se declarou "antitouradas", integrando, entre outros nomes, os cavaleiros Sónia Matias e Rui Salvador.

Fonte da Federação Portuguesa das Associações Taurinas "Prótoiro" disse à Lusa que esta corrida de touros terá lugar no domingo da Romaria d'Agonia, que se realiza por aqueles dias na cidade de Viana do Castelo, e que contará com os cavaleiros Rui Salvador, João Salgueiro, Sónia Matias, Ana Batista e Marcos Bastinhas.

O cartel da denominada "Corrida de Toiros da Liberdade", integra ainda o matador de touros António João Ferreira, estando as pegas a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Coimbra, liderados pelo cabo Luís Santos, precisou a fonte.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo já classificou como uma "provocação" a realização desta corrida de touros naquele concelho, que em 2009 se declarou "antitouradas", a primeira declaração do género no país.

"Eu entendo este anúncio da 'Protóiros', de certa forma, como uma provocação a Viana do Castelo", afirmou José Maria Costa, que mantém o "compromisso de inviabilizar por todos os meios legais" a realização de touradas no concelho, alegando tratar-se de um "espetáculo que nada tem a ver com a nossa cultura e com o nosso estado civilizacional".

A 19 de agosto de 2012, aquando da realização da primeira corrida de touros em quatro anos, que contou com mais de 2.300 espetadores, a "Prótoiro" tinha já anunciado que, em virtude de ter concretizado um "dia histórico", estaria de regresso no ano seguinte.

Para já, a organização não divulga o local em que será instalada desta vez a arena amovível, com capacidade para mais de 3.000 pessoas, mas garante que "não será nos mesmos terrenos de 2012".

"O sítio está tratado e vamos apresentar um pedido de licenciamento à Câmara, apenas para a instalação da arena, porque a autarquia não tem competência para autorizar ou não o espetáculo em si. Isso é um licenciamento da Inspeção-Geral das Atividades Culturais, que também será pedido", explicou o dirigente da "Prótoiro", Diogo Monteiro.

Por seu turno, o autarca José Maria Costa não dá como certa a realização desta tourada, recordando que a declaração, aprovada em reunião de câmara a 27 fevereiro de 2009, de "antitouradas", não permite autorizar a realização de qualquer espetáculo do género em terrenos públicos ou privados.

"No devido tempo atuaremos em conformidade com aquilo que são os nossos regulamentos e as nossas condicionantes, do ponto de vista do licenciamento", afirmou o autarca.

Em 2012, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga viabilizou a tourada ao dar cinco dias à organização para se pronunciar sobre os argumentos do município, no recurso que este apresentou à providência cautelar interposta pela "Prótoiro", depois de ter rejeitado a instalação da arena amovível em terrenos da Veiga da Areosa, junto à cidade.

Mais de 300 pessoas protestaram a cerca de 50 metros da arena, durante a corrida, obrigando à intervenção da PSP para evitar confrontos físicos entre aficionados e manifestantes.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.