Descoberta de pinturas originais atrasou obras do museu da Misericórdia do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 dez (Lusa) -- O provedor da Misericórdia do Porto disse hoje que a inauguração do museu da instituição, prevista para este mês, foi adiada devido a um conjunto de imprevistos, como a descoberta de pinturas originais que foi necessário preservar.

"Quando se começou a descascar as paredes descobriu-se que por trás estavam algumas pinturas originais, algumas do século XIX que, devido à sua importância, tivemos de preservar. Isso implicou a vinda de profissionais para fazer essa recuperação e atrasou os trabalhos", explicou António Tavares.

A inauguração do Museu da Misericórdia do Porto foi, por isso, adiada para 14 de março, dia em que se comemora o aniversário da instituição.

Orçado em mais de 1,2 milhões de euros, o projeto conta uma comparticipação pelo FEDER de 872 mil euros.

Localizado em pleno centro histórico do Porto, na rua das Flores, o futuro Museu da Misericórdia vai acolher o espólio artístico da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), do qual se destaca "a obra maior da pintura flamenca", o quadro "Fons Vitae".

Trata-se, segundo o provedor, da concretização de "um sonho com mais de 100 anos, porque a ideia já tinha sido lançada no final do século XIX, devido ao grande acevo que a Santa Casa tem".

A exposição permanente do museu acolherá também "os painéis de Diogo Teixeira, muita pintura, a maior coleção de retratos existente em Portugal, cerca de cinco centenas, e tudo o que tem a ver com a paramentaria, a arte sacra e com a ourivesaria".

Os serviços administrativos da SCMP que funcionavam no edifício que irá acolher o museu foram entretanto transferidos para outros imóveis da instituição.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.

Câmara de Ovar avança com novo concurso para esquadra da PSP e facilita uso de drone

A Câmara Municipal de Ovar anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um segundo concurso para construção da nova esquadra da PSP, após o primeiro ter ficado deserto, e irá também facilitar o uso de um drone de segurança policial.