Moradores de Perafita, Matosinhos, criticam preços de novas ligações de água

Moradores de Perafita, Matosinhos, criticam preços de novas ligações de água
| Norte
Porto Canal

Moradores da freguesia de Perafita, Matosinhos, queixaram-se hoje que a concessionária das águas obriga futuros clientes a pagar valores entre os 1700 e os 2500 euros, explicando a empresa que está a cumprir a lei e que faseia pagamentos.

Num correio eletrónico enviado à agência Lusa, habitantes da freguesia de Perafita, concelho de Matosinhos, distrito do Porto, relatam "a abordagem agressiva da empresa Indaqua de Matosinhos aos futuros clientes à força, que por lei são obrigados a pagar valores entre 1700 a 2500 euros para ligação de água e saneamento sem opção concorrencial".

Contactada pela agência Lusa, o departamento de comunicação da Indaqua esclarece que a empresa está a cumprir uma "obrigatoriedade legal", sendo o preço a praticar decorrente do tarifário em vigor, dependendo o valor a pagar para estas novas ligações de um conjunto de fatores e que "cada caso é um caso".

"Enviamos cartas aos clientes, fazemos contacto porta a porta e possibilitamos que o pagamento seja feito de forma faseada", ressalva a empresa.

No correio eletrónico é dado o exemplo de um morador que, em novembro, recebeu um trabalhador da concessionária para fazer o preenchimento dos documentos e pedido de ligação de água, não tendo esclarecido quais os valores envolvidos nesta operação e apenas dando conta do prazo para fazer este pedido e a coima a aplicar caso não fosse cumprido.

"Apesar da minha insistência o funcionário não revela nenhuma informação relativa ao custo de instalação. Apenas fiquei a saber que sou obrigado a fazer o pedido dentro do prazo estipulado, senão terei de ir a tribunal pagar uma multa superior a 3500 euros e ainda me fecham a saída dos resíduos sólidos da habitação. Senti-me ameaçado e chantageado, sem capacidade de escolha", relata.

De acordo com o morador, para que seja feito um orçamento por um fiscal da empresa é preciso avançar com o pedido, considerando que se trata de "um cheque em branco" à Indaqua Matosinhos uma vez que não há concorrência neste serviço até 2033, ano em que termina a concessão feita pela câmara à empresa.

"Em 2010 a Indaqua fez obras na zona de Perafita para ligação do saneamento e águas a todas as casas existentes, legais e pagadoras de impostos há muitos anos. Essas obras foram pagas pela Câmara Municipal de Matosinhos e agora apesar de já existirem as ligações aos ramais, vêm impor custos aos moradores", criticam.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.