Portugueses no Extreme Sailing Series apuram forma para Taça América júnior

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 25 jul (Lusa) -- A equipa portuguesa no Extreme Sailing Series de vela, que decorre até domingo no Rio Douro, entre Porto e Vila Nova de Gaia, quer combinar o melhor resultado com a preparação para a Taça América júnior.

"Temos treinado duro no ginásio e cada um de nós em barcos diferentes. Agora temos novamente a oportunidade de estar cinco na mesma tripulação, como na America's Cup. O desafio é disputar corridas muito curtas, com muitos barcos, muito rápidos, algo sempre diferente e difícil para nós", diz António Mello.

O skipper da Roff Cascais, conjunto convidado a disputar a etapa lusa das Extreme Series, não descarta a possibilidade da equipa se manter no circuito em 2014, "dependendo de como correr a prova deste ano e a America's Cup júnior".

O olímpico Bernardo Freitas assume que "o objetivo é treinar para a America's Cup, para chegar a setembro o mais forte possível para competir em São Francisco", considerando que a etapa no Douro "é a mais carismática" do circuito.

Em sete edições, esta é a segunda vez consecutiva que a Extreme Sailing Series volta ao Porto/Vila Nova de Gaia, sendo que em 2012 atraiu um "recorde de 66.000 espetadores", cifra nunca antes atingida numa só etapa da competição.

A prova, que junta alguns dos melhores velejadores do planeta, com títulos olímpicos, europeus e mundiais e com currículo no America's Cup, principiou em Singapura e passou por Omã, Qingdao (China) e agora Portugal, depois de ter sido adiada a etapa de Istambul, devido à instabilidade política na Turquia.

Cardiff (País de Gales), Nice (França) e Rio de Janeiro (Brasil) são as etapas que faltam disputar, sendo que se mantém em aberto a possibilidade de realizar a prova de Istambul.

Disputadas três provas, o Alinghi lidera com 27 pontos, seguido pelo The Wave Muscat (26), Red Bull (24), SAP (20), Gac Pindar (16) e Realteam (14), sendo que o conjunto das equipas convidadas totaliza 13.

"Temos apenas um ponto de vantagem. Vamos ter adversários duros, experientes. Esperamos vencer no Porto, mas há novas equipas, com jovens talentos e famintos de vitórias. Vamos ver coisas bonitas. Vão ser regatas muito disputadas", disse Morgan Larson, o elemento tático do Alinghi.

As regatas dos catamarãs de 12,2 metros de comprimento por 18,9 de altura de mastro realizam-se no Rio Douro de sexta-feira a domingo, entre as 15:00 e as 18:00.

RBA // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.