Costa diz que PSD e CDS querem amarrar os socialistas a uma pedra

Costa diz que PSD e CDS querem amarrar os socialistas a uma pedra
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS considerou hoje que os reptos da maioria PSD/CDS para a celebração de compromissos têm apenas a intenção de "amarrar" os socialistas a um processo de lenta agonia do país provocado pelo Governo.

António Costa assumiu esta posição de rejeição de acordos a breve prazo com o executivo liderado por Pedro Passos Coelho no seu primeiro discurso político de fundo no XX Congresso Nacional do PS, em Lisboa, durante a abertura do período de discussão da moção de estratégia.

"Os compromissos que a maioria [PSD/CDS] deseja não são compromissos para servir para Portugal ou para servir portugueses, mas para amarrar-nos conjuntamente à pedra que os arrasta para o fundo. Queriam levar-nos com eles nesta lenta agonia que enfraquece o país. Ora, tal privaria o país de uma alternativa credível e sólida para fazer a mudança", sustentou.

Antes de pôr um ponto final nos desafios da maioria PSD/CDS para acordos de regime antes das legislativas, o secretário-geral do PS advogou a tese de que, se as forças do Governo estivessem bem-intencionadas em relação a um objetivo de consenso, teriam aprovado algumas das propostas apresentadas pela bancada socialista de alteração ao Orçamento do Estado para 2015.

"Mas chumbaram todas", declarou, antes de criticar o recente teor da entrevista dada à RTP pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na qual "falou longa e descontraidamente", designadamente sobre "casos judiciais".

"Comentou esse sucesso da iniciativa privada que é a crise no Banco Espírito Santo e travou polémica com as instituições europeias que não confiam nas metas que o Governo apresenta para as metas de execução orçamental do próximo ano. Mas o primeiro-ministro nada disse sobre crescimento, sobre emprego no país, combate à pobreza ou sobre competitividade. Nem uma única medida", referiu o líder socialista.

Neste contexto, o secretário-geral do PS insurgiu-se contra a referência feita por Passos Coelho, também nessa entrevista na RTP, segundo a qual existirá uma nova dinâmica no emprego em Portugal.

Costa contrapôs então que nos últimos três anos perderam-se no país 340 mil empregos líquidos, que o desemprego de longa duração atingiu os 467 mil cidadãos e que há 300 mil inativos.

"Nos últimos três anos, partiram mais de 125 mil jovens, porque não tinham futuro em Portugal. É a isto que o primeiro-ministro chama uma nova dinâmica do emprego?", interrogou-se.

Num longo discurso, António Costa defendeu também que, apesar dos sucessivos processos de privatizações, a dívida de Portugal continua a aumentar, subindo 30 pontos percentuais.

"A dívida cresceu sete vezes mais do que toda a receita de privatizações até este momento. O Governo vendeu tudo e a dívida não só não baixou como continua a aumentar, asfixiando o futuro de Portugal. O Governo falhou, mas não quer ter emenda", acrescentou.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.