Requalificação de capela de Alijó é contrapartida pela barragem do Tua

| Norte
Porto Canal / Agências

Alijó, Vila Real, 27 nov (Lusa) -- A Capela da Senhora da Lapa, em Alijó, vai ser alvo de obras de requalificação financiadas no âmbito das compensações pela construção da Barragem de Foz Tua, anunciou hoje a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Vários monumentos da área de abrangência da barragem de Foz Tua, que está a ser construída entre Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, e Alijó, no distrito de Vila Real, vão ser requalificados e valorizados no âmbito de um projeto financiado pela EDP em quase 1,6 milhões de euros.

A iniciativa resulta das contrapartidas da elétrica nacional à região do Vale do Tua e envolve a EDP, a DRCN e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT).

Em Alijó foi escolhida a Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua. O lançamento da empreitada de requalificação deste edifício vai decorrer na sexta-feira.

Trata-se, segundo referiu hoje a DRCN, de uma obra orçada em 58 mil euros suportados pela EDP e prevista no plano do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua.

A Direção Regional de Cultura referiu ainda "esta é a única intervenção a realizar em pleno Vale do Tua", já que a freguesia de São Mamede de Ribatua está situada na margem norte do rio Douro onde o afluente Tua desagua.

O plano prevê, para além da obra na Capela da Senhora da Lapa, a requalificação do Santuário do Senhor de Perafita em São Mamede de Ribatua, ambos localizados em Alijó, a Capela da Misericórdia de Murça, onde decorrem trabalhos de levantamento e diagnóstico.

Vão ser ainda intervencionados o Cabeço da Mina, no concelho de Vila Flor, a Igreja da Lavandeira, em Carrazeda de Ansiães, e decorrerão obras nas igrejas de Avantos, Abambres e Guide.

A construção da Barragem de Foz Tua foi aprovada mediante várias condicionantes e contrapartidas à região, uma das quais a constituição da agência de desenvolvimento que acompanha os diferentes processos e gere o fundo anual de três por cento da produção de energia para promover projetos de desenvolvimento regional.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.