Sócrates: “Separação de poderes funciona” e justiça “está a fazer o seu papel” – Bagão Félix

| País
Porto Canal

O economista Bagão Félix considerou hoje que a detenção do ex-primeiro ministro, José Sócrates, não é favorável para o país, mas demonstra que há uma separação de poderes e que a justiça está a desempenhar o seu papel.

“Acho que esta questão se junta com outras que se têm verificado nos últimos meses e que são tristes para o nosso país, mas tem um lado positivo. A separação de poderes funciona e a justiça está a desempenhar o seu papel”, disse o antigo ministro da Segurança Social à margem de um almoço/debate sobre a reestruturação da dívida, que decorreu em Lisboa.

Bagão Félix considerou que devem ser “postas de parte questões emocionais, quer de amizade, quer de antipatia” e que o enfoque deve incidir sobre “as questões relevantes” da detenção, em detrimento das circunstâncias em que o processo se desenrolou.

“Não podemos ter dois pesos e duas medidas, dizendo que por vezes a justiça está a funcionar quando está de acordo com aquilo que nós pensamos, e que noutros casos não está a funcionar tão bem quando não nos agrada. Devemos racionalizar a questão e não devemos por acima das relevantes as questões formais - como foi detido, quantas horas esteve a ser ouvido, entre outas”, comentou o antigo governante.

Ainda relativamente à violação do segredo de justiça, Bagão Félix entende que deve haver ponderação: “Toda a gente fala da violação do segredo de justiça através da comunicação social, mas ninguém fala da violação do segredo de justiça quando isso favorece e avisa pessoas que estão envolvidas num processo judicial”.

Depois de ter sido detido na sexta-feira à noite, no aeroporto de Lisboa, quando regressava de Paris, José Sócrates começou a ser interrogado no domingo.

O Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) decretou na segunda-feira à noite a prisão preventiva do ex-primeiro ministro José Sócrates, do seu motorista, João Perna, e do empresário Carlos Santos Silva por suspeitas de crime económicos.

Ao advogado Gonçalo Trindade Ferreira, o quarto detido nesta investigação, o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal Carlos Alexandre determinou a proibição de contactos com os restantes arguidos, de se ausentar para o estrangeiro, com a obrigação de entregar o passaporte e de se apresentar duas vezes por semana ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

José Sócrates, detido na sexta-feira, está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção e o motorista João Perna por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e detenção de arma proibida.

O empresário Carlos Santos Silva, ex-administrador do Grupo Lena, está indiciado por fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, enquanto o advogado Gonçalo Ferreira é suspeito de ter cometido os crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.