Meia centena de estudantes no Porto contra "condições deploráveis" da Educação

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 abr (Lusa) - Cerca de meia centena de estudantes, sobretudo de Belas Artes, protestaram hoje no Porto contra os cortes orçamentais na Educação e contra condições de estudo que consideram "deploráveis".

Para Inês Soares, presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (AEFBAUP), os cortes na Educação "não podem ser mais suportados", na medida em que "os materiais não são suficientes nem eficazes para abranger toda a comunidade da faculdade".

A aluna de terceiro ano do curso de Artes Plásticas e Multimédia exemplifica com a desproporção entre o número de câmaras fotográficas disponíveis no curso e o número de alunos - "cerca de 10 câmaras para cerca de 900 estudantes" - e alerta para os "edifícios em perigo de derrocada e em degradação, que não atendem às necessidades das turmas".

Para Inês Soares é mesmo "incompreensível" que tenha de pagar "mil euros por ano de propinas" sem que a faculdade forneça sequer "uma folha de papel" em material.

Os alunos da Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) já tinham organizado, esta segunda-feira, um protesto nas instalações do curso, através de uma ação denominada "Vamos estender a roupa suja", em que vários papéis em forma de peças de roupa exibiam frases reivindicativas, e que não tinha sido autorizada pela direção do curso.

A manifestação desta quarta-feira contou já com o apoio da FBAUP, segundo a presidente da Associação de Estudantes, que, em declaraões à agência Lusa, disse que os alunos não teriam realizado o protesto caso a FBAUP "não dissesse que estava tudo bem".

O protesto dos cerca de 50 estudantes realizou-se com uma marcha lenta desde a estação de metro do Bolhão até à Praça da Batalha, em que se gritaram palavras de ordem como "Propinas e Bolonha é tudo uma vergonha" ou "Cortes não, bolsas sim" e envergaram cartazes com as palavras "Não consigo ouvir mais, ?não há condições materiais'".

ACYS // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.