Mais de 300 alunos de escola de Aveiro apenas com uma auxiliar

| Norte
Porto Canal

Os pais dos alunos da Escola Básica da Vera-Cruz, em Aveiro, estão preocupados com a existência de apenas uma auxiliar para as 319 crianças que têm aulas naquele estabelecimento, mas o agrupamento promete reforçar os funcionários na quarta-feira.

Desde a passada segunda-feira, a escola está a funcionar apenas com uma das quatro auxiliares que lá trabalham, porque as outras três estão de baixa médica, uma situação que, segundo os pais, coloca em causa as condições de segurança e de higiene das crianças.

"As crianças estão em perigo, porque é impossível uma funcionária assegurar o funcionamento de uma escola com 319 crianças, ainda por cima estando a escola a funcionar em contentores", realça Cristina Perestrelo, mãe de uma das crianças.

Esta mãe lembra ainda que esta situação também coloca em causa as condições de higiene da escola, adiantando que "têm de ser os professores a limpar as casas de banho e as salas".

Para resolver o problema da falta de auxiliares, o Agrupamento de Escolas de Aveiro destacou da Escola Básica (EB) 2,3 João Afonso uma auxiliar para apoio aos intervalos e duas auxiliares para apoio à cantina, mas a solução não agrada aos pais que dizem ser "manifestamente insuficiente".

Em declarações à Lusa, o diretor do Agrupamento de Escolas de Aveiro, Carlos Magalhães, confirmou a insuficiência de auxiliares, assegurando que na próxima quarta-feira vai haver mais funcionários na escola.

"Estamos a estudar a hipótese de desviar auxiliares de outras escolas", afirmou o mesmo responsável, explicando que a legislação não permite substituir auxiliares que estejam de baixa médica.

A Escola Básica da Vera-Cruz está encerrada para obras de remodelação e ampliação e as aulas estão temporariamente a decorrer em contentores situados nas traseiras da EB 2,3 João Afonso, perspetivando-se a sua entrada em funcionamento no início do próximo ano letivo.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.