Faria Costa eleito Provedor de Justiça e David Justino para presidente do Conselho Nacional de Educação

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jul (Lusa)- A Assembleia da República elegeu hoje o catedrático de Direito José Faria Costa para o cargo de Provedor de Justiça e antigo ministro do PSD David Justino para presidente do Conselho Nacional de Educação.

Num universo de 207 deputados votantes, José Francisco de Faria Costa foi eleito para liderar a Provedoria de Justiça - cargo que exige maioria qualificada - com 150 votos a favor, 16 votos contra, 18 abstenções, 21 votos em branco e dois votos nulos.

David Justino, assessor da Presidência da República que participou como observador nas recentes negociações entre a maioria e o PS para um compromisso de salvação nacional, foi eleito com 145 votos a favor, 14 votos contra, 13 abstenções, 24 votos em branco e um voto nulo.

Os 207 deputados votantes elegeram ainda João Tiago dos Santos Machado, indicado pelo CDS-PP, para membro do Conselho Nacional de Educação, com 154 votos a favor, 47 contra e seis nulos.

Foram ainda eleitos os representantes dos grupos parlamentares neste Conselho: Nilza Sena (PSD), Bravo Nico (PS), Manuel Homem Cristo (CDS), Francisco Nunes dos Santos (PCP), Alda Macedo (BE) e Antero Resende (PEV), como membros efetivos, e Maria Castelo Branco (PSD), Acácio Pinto (PS), Maria Noronha e Castro (CDS), Maria Freire (PCP), Tiago Ivo Cruz (BE) e Maria Arrojado (PEV), como suplentes.

ATF // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.