Câmara do Porto avança com incentivos para reabilitação urbana em Campanhã

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 24 nov (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou hoje que espera criar em breve instrumentos de planeamento e fiscais de promoção da reabilitação na zona degradada de Campanhã, onde assegurou que não vai faltar investimento público.

"O que vamos fazer é usar instrumentos de planeamento e fiscais de promoção da reabilitação, à semelhança do que foi feito no centro histórico, para que investidores [ali] encontrem maior atratividade", observou, à margem da sessão de abertura da II Semana da Reabilitação Urbana que decorre até domingo no Porto.

Depois de traçar o "desenho estratégico" das áreas a reabilitar na freguesia mais oriental da cidade, que faz fronteira com o concelho de Gondomar, a Câmara do Porto pretende começar, num prazo de três meses, a "tomar decisões sobre território", revelou o autarca, admitindo que o processo avançará "naturalmente com investimento público".

"O resultado obtido no centro histórico resulta em grande parte do investimento público que foi feito", frisou.

Moreira reconheceu tratar-se de um "valor ambicioso" sobretudo para a zona oriental de Campanhã, uma das mais degradadas da cidade, mas alertou que no início da intervenção na Porto Vivo -- Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) no centro histórico, também ninguém encontrava atratividade naquele território.

"Aquilo que estamos a preparar é um conjunto Áreas de Reabilitação Urbana para Campanhã e também para o Bonfim, no sentido de ir para além das zonas que estão hoje identificadas como de reabilitação, de forma a que Campanhã possa a beneficiar de modelos com os do centro históricos", descreveu.

De acordo com Moreira, "no centro histórico as coisas já avançaram", pelo que "é preciso arranjar instrumentos de fomento e fiscais de desenvolver áreas menos favorecidas como Campanhã e Bonfim".

"Neste momento [no centro histórico] já estamos numa situação de procura que já justifica algum abrandamento das medidas", observou.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.