Actor português distinguido em festival de cinema no Brasil

| Norte
Porto Canal / Agências

Estarreja, 18 nov (Lusa) - José Carlos Garcia, protagonista do filme "Prescrição", acaba de ganhar o Prémio Melhor Ator no "FestFilmes -- Festival do Audiovisual Luso-Afro-Brasileiro", no Ceará (Brasil), anunciou hoje o Cine Clube de Avanca.

Em "Prescrição", filme foi realizado por Marco Miranda com produção da Zing Media, Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, José Carlos Garcia contracenou com João Perry e Nadia Santos na que foi a sua primeira incursão no cinema.

Nascido em Moçambique, José Carlos Garcia é ator e encenador, com um trabalho constante no teatro e várias participações em televisão, nomeadamente como protagonista da série "Depois do Adeus" (RTP) e participações em produções como "Fura-Vidas" (RTP), "A Minha Família é uma Animação" (SIC), "Liberdade 21" (RTP) e "Laços de Sangue" (SIC).

O cineasta Marco Miranda, que o dirigiu, é docente nos cursos de cinema da ESAP no Porto e foi um dos premiados do "Trailer in Motion" do recente Festival AVANCA 2014.

O Cine Clube de Avanca esteve também na produção da curta-metragem de animação "Foi o fio", realizada por Patrícia Figueiredo, que lhe mereceu o Prémio Jovem Cineasta no "CINANIMA 2014 -- Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho", sendo uma das obras que ganhou em julho o Prémio Competição Avanca na 18ª edição do "Festival de Cinema AVANCA 2014".

Outra distinção a que o Cine Clube está ligado é ao título de "Cineasta do Ano" dos prémios Litoral, atribuído a Pedro Anjos, como protagonista, produtor e argumentista da longa-metragem "Famel Top Secret".

Trata-se de uma comédia rodada em Águeda, envolvendo dezenas de motorizadas Famel e atores bem conhecidos do público, que em antestreia esgotou o Pavilhão MEO Arena em Lisboa no primeiro "Moto In" do cinema português, onde os espetadores assistiram ao filme, montados nas suas motorizadas.

MSO // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.