Virgílio Macedo diz que candidatura adversária ao PSD/Porto é legítima mas inexplicável

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 nov (Lusa) - O líder e recandidato à distrital do PSD/Porto, Virgílio Macedo, considerou hoje que a candidatura adversária de Celso Ferreira é legítima mas "um pouco inexplicável", porque nos últimos "três anos não se ouviu uma única crítica" à atual liderança.

À margem de um almoço onde reuniu 30 sociais-democratas, entre presidentes de câmara, líderes de concelhias e vereadores, que apoiam a recandidatura às eleições da distrital do PSD/Porto - antecipadas e marcadas para 06 de dezembro - Virgílio Macedo foi questionado pela agência Lusa relativamente ao aparecimento na corrida eleitoral do presidente da Câmara e do PSD de Paredes, Celso Ferreira.

"Não seria eventualmente desejável mas é uma situação legítima. Pena é que essa candidatura não apresente um projeto político credível, alternativo àquilo que tem vindo a ser seguido pelo PSD/Porto. Nestes últimos três anos não se ouviu uma única crítica relativamente à distrital e acaba por ser um pouco inexplicável a razão do surgimento dessa candidatura, mas reafirmo que é plenamente legítima", respondeu.

Em declarações à agência Lusa, Celso Ferreira - que hoje ao final da tarde apresenta a candidatura - considerou que o PSD/Porto teve "ciclos vitoriosos liderados por Luís Filipe Menezes e por Marco António Costa, mas o ciclo liderado por Virgílio Macedo levou o PSD aos piores resultados autárquicos".

"Sabemos que os militantes que apoiam essa candidatura tiveram grande responsabilidade no resultado eleitoral no Porto e em Vila Nova de Gaia. É pena que esse conjunto de militantes, depois de terem destruído os projetos autárquicos dessas duas cidades, agora personalizem uma candidatura e acusem a distrital do Porto de ter tido um resultado menos bom nas autárquicas quando foram eles os principais responsáveis em dois concelhos", sustentou.

O manifesto eleitoral da recandidatura de Virgílio Macedo conta com a subscrição de quase 400 pessoas, entre as quais 16 presidentes das concelhias do distrito, ficando apenas de fora o Porto e Paredes.

A reunião da concelhia do PSD/Porto decorreu segunda-feira à noite e, contactado pela agência Lusa, o presidente da estrutura, Miguel Seabra, explicou à agência Lusa que ficou decidido "não dar indicação de sentido de voto" uma vez que é pouco o conhecimento que os militantes têm em relação às candidaturas.

Por isso, de acordo com Miguel Seabra, a concelhia convidou os dois candidatos para sessões de esclarecimento na estrutura, tendo aceitado ambos o convite de imediato, estando a sessão de Celso Ferreira marcada para segunda-feira e a de Virgílio Macedo para quarta-feira.

O presidente da distrital do PSD/Porto sublinhou ainda que esta "não é uma candidatura unipessoal, é uma candidatura de uma equipa", que "tem permitido ao longo dos anos que a distrital do PSD/Porto seja vista como uma distrital de referência ao nível do país".

"Estou convicto de que o PSD vai ganhar as eleições legislativas de 2015 e nesse sentido é preciso fazer um trabalho político de proximidade", disse ainda.

Além de Virgílio Macedo e de Celso Ferreira, de acordo com o Jornal de Notícias, Paulo Vieira da Silva estará também na corrida pela liderança da distrital do PSD/Porto.

JF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).