Câmara diz que ETAR Viseu Sul estará concluída em Setembro de 2015

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 18 nov (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Viseu Sul, que vai servir 90 dos 100 mil habitantes do concelho, estará pronta em setembro de 2015.

"Apesar de ter um 'timing' muito curto, vamos conseguir fazer esse verdadeiro milagre de ter este projeto concluído dentro dos prazos que estão definidos", sublinhou.

A ETAR Viseu Sul está a ser construída na União de Freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá e servirá 90 mil habitantes do concelho de Viseu, em 12 freguesias, assegurando um tratamento que permitirá a reutilização de águas para limpeza e rega de zonas verdes e solos agrícolas.

Este investimento "representa um salto de tigre na defesa da qualidade das águas de Viseu e na eficiência ambiental do concelho".

O investimento global da ETAR Viseu Sul e dos seus emissários ascende a 31 milhões de euros, dos quais 27 milhões (85 por cento) são assegurados pelo Fundo de Coesão.

Depois de uma visita às obras de execução da ETAR Viseu Sul - que contou com a presença do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva - Almeida Henriques destacou que esta infraestrutura vai ter o tratamento mais evoluído de águas residuais.

"É claramente uma ETAR que vai ser um modelo nacional. Permitirá desativar sete infraestruturas próximas de áreas habitacionais, em várias freguesias, o que nos provocava alguns problemas ambientais e contribuía para alguns incumprimentos junto de Bruxelas", referiu.

Serão desativados os casos mais problemáticos do concelho - estações de S. Salvador e Teivas - e ainda as estações de Ribeira de Mide, Vila Chã de Sá, Póvoa de Sobrinhos, Repeses, Ranhados e do Parque Industrial de Coimbrões.

Durante a tarde, foi ainda inaugurada a ETAR da Ponte do Farreco - localizada numa zona de fundo rural e natural -, que se encontra em fase de testes operacionais.

O autarca de Viseu apontou que a infraestrutura vai servir 3.200 habitantes de 27 povoações de três freguesias e uniões de freguesias.

A construção da ETAR da Ponte do Farreco representou um investimento de 2,4 milhões de euros, que o Fundo de Coesão financiou a 70 por cento.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).