Buscas por João Marinho retomadas por equipas de Portugal e Espanha

Buscas por João Marinho retomadas por equipas de Portugal e Espanha
| Mundo
Porto Canal

Equipas de Portugal e de Espanha, incluindo efetivos da Guardia Civil e da GNR e voluntários dos dois países, retomaram hoje as operações de busca do montanhista português João Marinho, desaparecido nos Picos da Europa.

A equipa que está no terreno inclui 19 efetivos da Guardia Civil e 10 elementos da GNR: cinco homens do agrupamento de montanha da Serra da Estrela e cinco binómios (equipa homem e cão) do Grupo de Intervenção Cinotécnica de Busca e Salvamento.

Estão ainda a acompanhar as buscas três montanhistas voluntários.

Na segunda-feira, as buscas decorreram durante todo o dia, entre as 08:00 e as 19:00, envolvendo 28 pessoas, entre as quais um montanhista voluntário, apoiados por um helicóptero da Guardia Civil das Asturias.

As operações na segunda-feira concentraram-se em cinco zonas principais com um grupo - que inclui efetivos da GNR - a atuar na zona de Sedos de Ozania, outro, também com efetivos da GNR, na zona de Ansón e o terceiro nos Moledizos, Veja de Jos e Frade.

Os dois últimos grupos atuaram nas zonas de Sedos de Ozania (com o apoio do helicóptero) e com os guias caninos da GNR portuguesa, na zona entre Lagos e Covadonga.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de uma semana nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

De acordo com a agência espanhola de notícias Efe, fontes próximas da equipa de buscas disseram que a documentação descoberta no computador portátil que o jovem deixou no interior do seu veículo apontavam para que este tinha previsto fazer a rota denominada "anillo de los refúgios".

As últimas fotografias de João Martinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro passado e nelas o 'aventureiro' aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento do montanhista, que se apresenta como 'ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura', na página do Facebook, está nas redes sociais desde há mais de uma semana, com vários comentários de encorajamento e de esperança de que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

João Marinho foi o impulsionador do 'Douro Bike Race', organizou a prova de BTT 'Mountain Quest' e o 'Réccua Douro Ultra Trail'.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.