CGTP diz que PR desrespeitou vontade do povo ao manter Governo

CGTP diz que PR desrespeitou vontade do povo ao manter Governo
| Política
Porto Canal

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou hoje que o Presidente da República desrespeitou a vontade popular ao manter o Governo em funções e corresponsabilizou-o pela política de empobrecimento do país.

"O Presidente da República, ao manter o Governo PSD/CDS em funções, desrespeitou a vontade popular e assumiu-se como corresponsável pelo aprofundamento da política de desastre e de empobrecimento do país", disse Arménio Carlos em conferência de imprensa, no final de uma reunião do Conselho Nacional da CGTP.

O sindicalista, que transmitiu aos jornalistas a análise da situação política, económica e social feita pelo Conselho Nacional, considerou que "a manutenção do Governo em funções significa a descredibilização da política e das instituições democráticas".

Arménio Carlos defendeu ainda que "a democracia tem de ser revitalizada", o que implica "uma forte participação cívica e a realização de eleições a curto prazo".

"Portugal precisa de uma política soberana", disse o líder da CGTP, acrescentando que "o povo não suporta mais o definhamento da economia e o empobrecimento".

Por isso, a Intersindical considera inevitável a rotura com a atual política e a demissão do Governo.

O Conselho Nacional da CGTP decidiu "assumir uma forte dinâmica sindical nos locais de trabalho", reforçar as organizações de base e "exortar os trabalhadores e a população em geral a prosseguir a luta".

Este órgão apelou ainda à participação dos reformados e desempregados numa iniciativa no Porto na sexta-feira e à participação do movimento sindical numa ação de protesto da Frente Comum na segunda-feira em Lisboa.

Os sindicalistas da CGTP vão ainda promover uma campanha de sensibilização dos trabalhadores e da opinião pública durante o mês de agosto, sobre os direitos, liberdades e garantias e para exigir a demissão do Governo e a antecipação das eleições legislativas.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.