Sumol+Compal celebra acordo de compra e venda com Copagef por 88,2MEuro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) - A Sumol+Compal anunciou hoje que assinou um contrato de compra e venda com a Copagef, do grupo Castel, para vender 49,9% do capital da Sumol+Compal Marcas por 88,2 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sumol+Compal adianta que "tem a expectativa que este acordo contribua para o desenvolvimento das principais marcas da empresa em diversos mercados do continente africano".

Apontou ainda que o grupo Castel, de capital francês, é um dos principais operadores de bebidas de África, designadamente no mercado das cervejas.

"Este negócio abre boas perspetivas para o desenvolvimento das nossas principais marcas no continente africano, nomeadamente na abordagem a mercados onde ainda não estamos presentes", afirmou Duarte Pinto, presidente da Sumol+Compal, citado no comunicado.

Além dos mercados de exportação em África, a Sumol+Compal tem uma unidade industrial em Moçambique com o objetivo de comercializar os seus sumos e néctares naquele país e em países da SADC (Southern African Development Community), enquanto em Angola a empresa vai avançar com o investimento numa fábrica para produção e embalamento de sumos, néctares e refrigerantes.

A Sumol+Compal é controlada em 81% pela Refrigor e o fundo de capital de risco Grupo CGD - Caixa Capital detém 10,5%, estando o restante em bolsa.

"No âmbito desta transação será assinado um acordo parassocial entre a Sumol+Compal e a Copagef que regulará as relações entre estas enquanto acionistas da Sumol+Compal Marcas", com a empresa portuguesa a manter "o domínio sobre a Sumol+Compal Marcas, continuando a assegurar a eleição da maioria dos membros do seu Conselho de Administração", adianta.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.