Presidente do Governo Regional da Madeira contra "instrumentalização" do sector da saúde

| País
Porto Canal / Agências

Funchal, 14 nov (Lusa) - O presidente do Governo Regional da Madeira disse hoje, num encontro de médicos no Funchal, que o setor da saúde não pode ser usado como "arma de arremesso e instrumentalização política".

"Não podemos deixar que a questão da saúde, que é uma questão muito séria, seja usada em politiquices e jogos políticos", salientou Alberto João Jardim na abertura das VI Jornadas do Médico Interno da Madeira, que reúnem mais de uma centena de profissionais na cidade até sábado.

O chefe do executivo madeirense considerou que, "quando se tenta pôr em causa o setor da saúde, o objetivo é o de fazer a Madeira regredir quarenta anos".

Alberto João Jardim salientou ainda que "o setor da saúde tem sido usado para favorecer certos lóbis", realçando, no entanto, que "o prestígio da classe médica não pode ser instrumentalizado".

O governante atribuiu a "excelência" da saúde na região autónoma ao profissionalismo dos médicos e disse que o setor representa "um dos passos da revolução tranquila" que ali se fez.

A responsável pela organização das Jornadas do Médico Interno, Ana Paula Reis, salientou que o internato médico tem tido um impacto "muito positivo" na Madeira, sendo que proporciona "as melhores condições" aos profissionais em início de carreira.

"O médico interno é fulcral no funcionamento de todo o serviço", assegurou Ana Paula Reis, ao passo que o responsável nacional pelo internato médico, Serafim Guimarães, salientou que a formação a este nível, em Portugal, é "um exemplo na Europa".

DYC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).